Os belo-horizontinos terão mais tempo para se proteger contra a gripe. A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou para 30 de maio a Campanha de Vacinação da capital mineira. O público-alvo são as pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após parto), presos e funcionários do sistema prisional.
A campanha de vacinação contra a gripe chegou a ser discutida em audiência pública na Câmara de Belo Horizonte. Vereadores da Comissão de Saúde e Saneamento enviaram um ofício a administração municipal para pedir a prorrogação do prazo, pois a capital ainda estava abaixo da meta de imunização.
Saiba mais sobre a vacina
A vacina só é contra-indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. E também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.
Segundo a Secretaria de Saúde a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.