Jornal Estado de Minas

Homem é preso depois de roubar R$ 100 mil de banco em Barbacena

Ao ser detido, o criminoso tentou subornar os policiais. Ele já tinha uma mandado de prisão em aberto por causa de um assalto a outra agência em Carangola

João Henrique do Vale
Um homem foi preso depois de roubar aproximadamente R$ 100 mil de um banco na madrugada desta sexta-feira em Barbacena, na Região Central de Minas Gerais.
O criminoso arrombou a porta da agência e, com uso de ferramentas, conseguiu abrir um cofre. Ele tentou fugir, mas acabou detido. Ao ser abordado, ofereceu parte do dinheiro aos policiais militares para ser solto.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o criminoso, de 33 anos, entrou na agência de uma cooperativa no Bairro Boa Morte depois de arrombar a porta principal. “Ele parece ser uma pessoa experiente no crime. À princípio, ele cortou alguns fios e desligou o alarme. Depois conseguiu arrombar a porta principal”, explica o comandante da 13ª Companhia de Missões Especiais da cidade, major Ângelo Augusto de Pádua e Silva.
Os militares foram acionados por um vizinho que ouviu barulhos estranhos no local.

Os militares fizeram um cerco no local e conseguiram surpreender o ladrão. “Quando chegamos ele estava saindo da agência. Ao ver a viatura, ele voltou para o banco e fugiu pelos fundos. Para isso, teve que pular de uma altura de aproximadamente nove metros. O homem acabou machucando o pé e a mão, e acabou preso”, diz Pádua.

Durante abordagem, o criminoso tentou subornar os militares dizendo que daria parte da quantia roubada caso fosse liberado. Ele foi preso pelos crimes de furto tentado e corrupção ativa. “Ele deu o nome falso de Alecsandro. O pessoal da inteligência da PM não encontrou o nome no sistema e começou a averiguar. Os policiais conseguiram identificar um roubo idêntico na cidade de Caratinga onde o criminoso também deu o mesmo nome. Com isso, chegaram ao nome certo dele”, explica o comandante.

Dentro da agência foram encontrados uma mochila com ferramentas e mais 34 malotes contendo dinheiro.
Várias moedas ficaram espalhadas pelo chão no imóvel.

Criminoso foi encaminhado para o hospital e em seguida prestou depoimento. Ele tinha uma mandado de prisão em aberto por causa do roubo a uma cooperativa em Caratinga. “O homem confessou que é de Santa Catarina e estava em Minas apenas para cometer os furtos”, diz Pádua. .