O Parque Nacional do Caparaó, que abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, completa neste sábado 52 anos. Ele foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº 50.646, assinado então pelo presidente Jânio Quadros e atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Abriga o pico de 2.892 metros de altitude. Além das trilhas, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol.
O parque dispõe de quatro áreas de acampamento pela portaria de Alto Caparaó em MG - “Tronqueira” e “Terreirão” - e pela Portaria de Pedra Menina no ES - “Macieira” e “Casa Queimada”, com sanitários, lava-pratos, mesas, bancos, quiosques (estes últimos apenas na “Tronqueira”) e, ainda, churrasqueiras na área de visitação denominada “Vale Verde” e no acampamento “Macieira”.
Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do parque, propício também para observação de aves.
O parque tem 31.853 hectares, correspondendo a quase a totalidade da Serra do Caparaó, com áreas de nove municípios. A área está aberta a visitação de segunda a domingo de 7h às 18h e atrai muitos turistas. Durante a Copa da Confederações, por exemplo, os estrangeiros procuraram a cidade de Carangola, que faz parte da área do parque.