Jornal Estado de Minas

Via Expressa em Betim é liberada após 11 horas de interdição

A estrada foi fechada por volta das 13h, quando um caminhão-tanque tombou. O veículo interditou a pista no sentido Betim/Belo Horizonte

João Henrique do Vale

Mais de 40 mil litros de óleo lubrificante eram transportados pelo caminhão - Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press


A Via Expressa foi liberada após quase 11 horas de interdição na altura do Bairro Vila Cristina, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em direção a capital mineira. A estrada foi fechada por causa de um acidente entre um caminhão-tanque e uma van. O veículo de carga tombou após a batida. De acordo com informações da Polícia Militar, o fluzo de veículos foi restabelecido por volta das 0h desta terça-feira. 


O acidente aconteceu por volta das 13h. O condutor da van afirmou que seguia pela pista marginal da via expressa quando foi fechado por uma caminhonete Strada de cor vermelha. Para evitar a batida, o motorista desviou, passou por cima do canteiro que separa a marginal da pista principal. Um caminhão-tanque, carregado com 40 mil litros de óleo lubrificante, tentou desviar e acabou tombando.

O veículo de carga chegou a bater na lateral esquerda da van, que ficou danificada.

Quatro pessoas, que não tiveram os nomes divulgados, ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Betim. Elas sofreram fraturas e escoriações, principalmente na região da cabeça.

Caminhão-tanque bateu em uma van antes de tombar na Via Expressa - Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press

O caminhão está atravessado na pista em direção a capital mineira. O Corpo de Bombeiros foi acionado para acompanhar o transbordo da carga. Será preciso jogar serragem na pista já que houve derramamento de parte da carga. A medida é para evitar novos acidentes, pois o produto deixa a via escorregadia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não foi preciso isolar a região porque não há risco de explosão. Ainda não há previsão para a liberação da pista. Um desvio é feito pelo viaduto que dá acesso ao Bairro Vila Cristina.

A Transbetim afirmou que a demora para a liberação da via acontece por causa do transbordo da carga de óleo lubrificante, que ainda não foi feito. O caminhão só será retirado depois do procedimento.

.