Jornal Estado de Minas

Neblina pela manhã muda cenário de Belo Horizonte

Névoa chamou a atenção dos belo-horizontinos no início da manhã desta terça-feira. Fenômeno pode se acentuar no final do outono, diz meteorologia

Cristiane Silva
Foto mostra neblina no viaduto da Avenida Francisco Sales, Região Leste de BH - Foto: Lucas Rage/EM/DA Press


A capital mineira amanheceu coberta de neblina nesta terça-feira. Após a chuva que atingiu Belo Horizonte no fim da noite de ontem, a serração tomou as ruas da cidade. A visibilidade ficou baixa na MG-010 e em outras vias da capital. No Centro de Belo Horizonte, a neblina chamou a atenção de quem passava. Pelo menos até as 7h30, o fenômeno ainda era percebido na região.

Veja a galeria de fotos


O fenômeno é comum nesta época do ano, segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas, e pode se tornar mais frequente no final do outono. Ele explica que, com a chuva, o solo e o ar ficam com a umidade mais alta. O nascer do sol promove a evaporação, formando as nuvens baixas vistas no início da manhã.
Segundo ele, entre as 6h e 7h desta terça-feira, a umidade relativa do ar na capital era de 95%, contra 85% na manhã de ontem. A altitude da região também contribui para a formação da neblina.


Belo Horizonte estava há pelo menos 17 dias sem chuva. Apesar da precipitação, a queda de temperatura não foi acentuada. A mínima na capital chega a 17 graus e a máxima pode atingir os 26. Conforme o meteorologista, há possibilidade de uma chuva mais fraca nesta terça.

Neblina na Praça da Estação, na região Central da cidade - Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press

Vídeo mostra neblina no viaduto da Avenida Francisco Sales. Assista:


.