De acordo com a Polícia Militar (PM), a operação aconteceu na zona rural da cidade. Os militares deram sinal de parada ao motorista de um Fiat Palio, mas ele aumentou a velocidade e fugiu. As equipes, então, montaram uma ação de cerco e bloqueio para deter o condutor. Enquanto acompanhavam o veículo, os policiais viram os ocupantes jogando vários produtos pela janela.
A perseguição continuou por mais três quilômetros, quando o motorista perdeu o controle, rodou na pista e foi parar na contramão. Segundo a PM, foram abordados o condutor, identificado como Lucas Sued Ferreira de Andrade, de 23 anos, e os passageiros Guilherme Ferreira Gonçalves, de 32, e Dougas Marques Bergame de Paula, de 18. Lucas disse aos policiais que fugiu da bliz porque estava com a documentação irregular.
Ainda segundo a polícia, o carro estava com o chassi adulterado. Pelo número do motor, os militares constataram que se tratava de um carro roubado em um assalto no dia 12 de dezembro de 2012 no Bairro Vila Clóris, Região Norte de BH. Lucas disse aos policiais que comprou o carro de outra pessoa. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para desativar e recolher o explosivo. Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia de Itabirito. .