(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Plano de segurança da Copa do Mundo envolverá 20 mil homens no estado de Minas Gerais

Escolta das seleções ficará por conta da Polícia Militar no período da Copa


postado em 27/05/2014 20:06

Segurança de seleções, autoridades, torcedores e turistas envolverá ao menos 12 instituições(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A.Press)
Segurança de seleções, autoridades, torcedores e turistas envolverá ao menos 12 instituições (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A.Press)

Minas Gerais será sede de seis jogos da Copa do Mundo, abrigará Argentina, Chile e Uruguai no torneio, receberá até 12 seleções diferentes, autoridades, alguns chefes de Estado e cerca de 385 mil turistas brasileiros e do exterior entre junho e julho. Para promover a segurança de todos esses atores e de torcedores no Mineirão, em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, será destinado um efetivo de 20 mil homens.

Só a Polícia Militar destacará 12 mil profissionais, informou nesta terça-feira, ao Superesportes, o secretário de estado de turismo e esportes de Minas, Tiago Lacerda. ”O fato novo é que, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, a escolta das seleções será feita pela Polícia Militar, com exceção das áreas de rodovias federais. Nesse caso, haverá suporte da Polícia Rodoviária Federal”, explica Lacerda.

Oficialmente, o plano de segurança de Belo Horizonte e de Minas na Copa do Mundo será divulgado nesta quarta-feira. Ele também envolverá o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Defesa Civil do estado e de Belo Horizonte, a Guarda Municipal, a BHTrans, a Polícia Federal, o Exército, a Força Nacional e a Agência Brasileira de Inteligência.

”Para a população, o grande legado da Copa, em termos de segurança, será a maior interação entre as polícias e a troca de informações entre elas. Desde a Copa das Confederações, a relação entre as diferentes organizações mudou para melhor e o trabalho passou a ser mais eficiente”, avaliou o secretário.

Em relação a eventuais protestos no período da Copa, Tiago Lacerda acha que o grande efetivo tende a inibir ações violentas. “Pessoas de bem com certeza não vão querer estar no meio de confusão. A Copa das Confederações foi um bom teste na questão de segurança e as polícias certamente estarão mais bem preparadas no Mundial”.

Programação das seleções

A primeira seleção a desembarcar em Minas será o Chile. Os comandados de Jorge Sampaoli chegarão a Belo Horizonte em 5 de junho e ficarão hospedados na Toca da Raposa II, centro de treinamento do Cruzeiro. No dia 9, será a vez de Argentina e Uruguai. A seleção de Messi ficará hospedada na Cidade do Galo, CT do Atlético em Vespasiano. Já a Celeste Olímpica se deslocará até o JN Resort, em Sete Lagoas, onde ficará hospedada. Os treinamentos serão realizados na Arena do Jacaré.

Dessas seleções, apenas a Argentina jogará em Belo Horizonte na primeira fase da Copa. O adversário será o Irã, no dia 21 de junho. Os demais confrontos na fase inicial serão Colômbia x Grécia (14/06), Bélgica x Argélia (17/06) e Costa Rica x Inglaterra (24/06). O Mineirão ainda receberá um duelo das oitavas (28/06) e um da semifinal (08/07).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)