Minas Gerais será sede de seis jogos da Copa do Mundo, abrigará Argentina, Chile e Uruguai no torneio, receberá até 12 seleções diferentes, autoridades, alguns chefes de Estado e cerca de 385 mil turistas brasileiros e do exterior entre junho e julho. Para promover a segurança de todos esses atores e de torcedores no Mineirão, em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, será destinado um efetivo de 20 mil homens.
Só a Polícia Militar destacará 12 mil profissionais, informou nesta terça-feira, ao Superesportes, o secretário de estado de turismo e esportes de Minas, Tiago Lacerda. ”O fato novo é que, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, a escolta das seleções será feita pela Polícia Militar, com exceção das áreas de rodovias federais. Nesse caso, haverá suporte da Polícia Rodoviária Federal”, explica Lacerda.
Oficialmente, o plano de segurança de Belo Horizonte e de Minas na Copa do Mundo será divulgado nesta quarta-feira. Ele também envolverá o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Defesa Civil do estado e de Belo Horizonte, a Guarda Municipal, a BHTrans, a Polícia Federal, o Exército, a Força Nacional e a Agência Brasileira de Inteligência.
”Para a população, o grande legado da Copa, em termos de segurança, será a maior interação entre as polícias e a troca de informações entre elas. Desde a Copa das Confederações, a relação entre as diferentes organizações mudou para melhor e o trabalho passou a ser mais eficiente”, avaliou o secretário.
Em relação a eventuais protestos no período da Copa, Tiago Lacerda acha que o grande efetivo tende a inibir ações violentas. “Pessoas de bem com certeza não vão querer estar no meio de confusão. A Copa das Confederações foi um bom teste na questão de segurança e as polícias certamente estarão mais bem preparadas no Mundial”.
Programação das seleções
A primeira seleção a desembarcar em Minas será o Chile. Os comandados de Jorge Sampaoli chegarão a Belo Horizonte em 5 de junho e ficarão hospedados na Toca da Raposa II, centro de treinamento do Cruzeiro. No dia 9, será a vez de Argentina e Uruguai. A seleção de Messi ficará hospedada na Cidade do Galo, CT do Atlético em Vespasiano. Já a Celeste Olímpica se deslocará até o JN Resort, em Sete Lagoas, onde ficará hospedada. Os treinamentos serão realizados na Arena do Jacaré.
Dessas seleções, apenas a Argentina jogará em Belo Horizonte na primeira fase da Copa. O adversário será o Irã, no dia 21 de junho. Os demais confrontos na fase inicial serão Colômbia x Grécia (14/06), Bélgica x Argélia (17/06) e Costa Rica x Inglaterra (24/06). O Mineirão ainda receberá um duelo das oitavas (28/06) e um da semifinal (08/07).