Jornal Estado de Minas

BH terá delegacia móvel e unidade exclusiva para ocorrências das manifestações na Copa

Delegacia móvel ficará em dias de jogos no Expominas (Fifa Fan Fest). A delegacia exclusiva para crimes relacionados a protestos fica no Bairro Alípio de Melo

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri
Delegacia móvel que ficará no Fifa Fan Fest - Foto: Divulgação/Polícia Civil
O governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte apresentam nesta quarta-feira os planos de segurança pública e saúde para a Copa do Mundo de 2014. Entre as novidades estão a delegacia móvel, um ônibus que ficará em dias de jogos no Expominas (Fifa Fan Fest), e a delegacia exclusiva para receber ocorrências relacionadas às manifestações, local onde haverá plantões da Defensoria Pública, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG).

No caso da delegacia móvel, será feito um primeiro atendimento, mas a pessoa poderá ser encaminhada ao cartório onde escrivães vão registrar as ocorrências. Na sala do delegado dentro do ônibus, uma tela mostra as imagens captadas pelo sistema de monitoramento interno e externo do veículo. O coletivo conta também com uma cela.

A delegacia exclusiva para crimes relacionados a protestos fica no Bairro Alípio de Melo, Região Noroeste da capital. Presos e detidos em protestos serão levados para essa unidade. A Polícia Civil terá também uma equipe avançada de perícia criminal posicionada no hangar da corporação (Aeroporto da Pampulha) e no Mineirão nos dias de jogos.
A Coordenação de Operações Policiais (COP/Detran) atuará no monitoramento do trânsito de Belo Horizonte, em tempo real, com acesso a todas as câmeras de monitoramento, inclusive do Move. O Detran-MG também dará orientações aos condutores estrangeiros, inclusive aos consulados. A corporação fará também um atendimento especial ao turista em seis delegacias.

Além das atividades da Polícia Civil, a apresentação de hoje trouxe as atividades que serão exercidas pela Polícia Militar, bombeiros e o detalhamento do atendimento hospitalar durante o Mundial. Estarão envolvidos na Defesa Social em Minas, 3.692 agentes da Polícia Civil, 12.185 da PM, 1.750 bombeiros e 2.159 Guardas Municipais.

Os olhos da Segurança Pública estão voltados para pontos de interesse como em ações específicas de monitoramento do espaço aéreo e fronteiras, fiscalização de explosivos, segurança cibernética, ataques terroristas, entre outros.

A PM atuará ostensivamente no entorno do Mineirão e Centros de Treinamento, Fia Fan Fest, hotéis Fifa, pontos turísticos, estações de ônibus e metrô, com o Comando de Policiamento Especializado (CPE) e Batalhão Copa. No caso dos bombeiros haverá no Mineirão 80 militares com quatro motos-resgate, uma unidade de resgate, duas viaturas de combate a incêndio, uma viatura de salvamento, um posto médico avançado e um helicóptero. Ao redor do estádio haverá um m Centro Integrado de Comando e Controle Móvel - CICCM (carreta com tecnologia embarcada). Na Fifa Fan Fest haverá um helicóptero, um CICCM, um veículo de combate a incêndio e 48 bombeiros para atendimento. Também haverá equipes de socorro na Linha Verde, BR-040 e BR-381.

Saúde

Os hospitais referência para atendimento de vítimas durante a Copa são João XXIII, Risoleta Neves, Odilon Behrens e Eduardo de Menezes. As unidades privadas contratados pela Fica serão os hospitais Mater Dei, Life Center e Belo Horizonte.
O plano de atendimento a pacientes contara com helicóptero, cinco conjuntos de Posto Médico Avançado (PMA) espalhados pela cidade, 12 ambulâncias em operação (mais seis em reserva) e duas tendas de descontaminação. O turista será atendido pelo serviço de atenção à saúde do viajante na Rua Paraíba, 890, de segunda à sexta, de 8h às 17h.

- Foto: Divulgação Governo de Minas e PBH
.