Durante o torneio, 12 ambulâncias ficarão em operação e seis, em reserva técnica. Nos dias de jogos, uma unidade de suporte básico (USB), para casos menos graves, e uma unidade de suporte avançado (USA), para casos mais complexos e urgentes, ficarão no Mineirão. O mesmo número de carros será destacado para as Fan Fest da Fifa, no Expominas. Por 42 dias, a partir de cinco dias antes da Copa, uma USB ficará no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Outras seis USB e uma USA operarão na BRs 040 (sentido Rio de Janeiro e Sete Lagoas), 381 (sentidos Sabará e São Paulo) e 010.
A Copa marcará a estreia do projeto de atendimento aeromédico da Secretaria de Estado de Saúde, que adquiriu um helicóptero biturbina e planeja doá-lo ao Corpo de Bombeiros. A aeronave tem capacidade para até oito passageiros e poderá transportar até dois pacientes graves simultaneamente.
O planejamento da área de saúde consumiu cerca de R$ 39 milhões, incluindo preparação de equipes, compra de equipamentos e adequação hospitalar.