A Polícia Militar (PM) foi acionada via 190 com a denúncia de que alguns homens abordaram um rapaz em uma motocicleta branca, na Rua Farmacêutico Raul Machado, revistaram-no e o conduziram para um lugar descampado perto de um acampamento de ciganos.
Uma viatura foi até o local e viu dois homens em uma moto com as mesmas características. Ao avistarem a polícia, os suspeitos abandonaram o veículo e fugiram à pé, não sendo localizados. Os militares foram até o campo de futebol que há no terreno e encontraram F.A.P.S caído sobre uma ponte de ferro. Ele foi socorrido para o Hospital Risoleta Neves, onde morreu. Os 12 disparos atingiram o rapaz na cabeça, tórax, abdome, costas e pernas.
Segundo a polícia, uma testemunha disse que acompanhava F. quando ele foi abordado. Essa pessoa disse que foi com ele até o local da abordagem, cada um em uma motocicleta, para comprar maconha. Depois das buscas citadas na denúncia ao 190, os autores disseram que eles eram moradores do Braúnas e seriam mortos por isso. A testemunha conseguiu fugir, mas o adolescente foi levado ao campo e executado. Entre os homens estaria um garoto de apenas 10 anos.
A motocicleta abandonada no local do crime tem queixa de furto e foi recolhida. A polícia também apreendeu projéteis de calibres diversos espalhados pelo chão. A ocorrência foi encerrada na Central de Flagrantes da Polícia Civil (Ceflan 1)..