Jornal Estado de Minas

Moradores de Sabará protestam na Avenida dos Andradas para exigir asfalto

População do Bairro Castanheiras veio à capital mineira cobrar do DER o asfaltamento do acesso à região

Cristiane Silva Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri
Moradores foram ao prédio do DER - Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA/Press
Moradores de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão na capital para participar de um protesto na manhã desta quinta-feira. O grupo está concentrado em frente ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na Avenida dos Andradas.

Os manifestantes são moradores do Bairro Castanheiras. Segundo eles, a prefeitura de Sabará informou que o órgão já está com um recurso para asfaltar o acesso ao bairro, mas a obra ainda não começou.

De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 40 pessoas estão no local do protesto e a previsão é de que mais manifestantes se concentrem na avenida. Alguns manifestantes foram vistos com pedras nas mãos. Uma unidade do Batalhão de Choque foi acionada, mas não houve confronto.

A assessoria de imprensa do DER esclarece que não existe a delegação de um convênio entre a prefeitura e o departamento para a pavimentação da via. Esse trabalho é de responsabilidade do Executivo de Sabará.
Uma comissão de cinco manifestantes foi recebida pelo diretor geral do DER, José Elcio Santos Monteze para uma primeira rodada de negociações. O vice-prefeito de Sabará foi acionado e deve chegar a BH ainda nesta tarde para uma nova reunião.

Contagem

Moradores insatisfeitos com um bota-fora no Bairro Retiro, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fizeram um protesto na manhã desta quinta. Cerca de 35 pessoas fecharam a Rua Retiro dos Padres queimando pneus e exigindo uma solução para o bota-fora conhecido como São Domingos. A PM acompanhou a manifestação, que foi pacífica. .