Jornal Estado de Minas

PBH fará plantão durante a Copa para monitorar situação de moradores de rua

Serviço Especializado em Abordagem Social será reforçado, centros de referência e abrigos funcionarão com horário especial para atender aos moradores

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri

Moradores de rua debaixo do viaduto na Avenida Francisco Sales, no Bairro Floresta - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

A Prefeitura de Belo Horizonte vai fazer um plantão para monitorar a situação dos moradores de rua pela cidade durante a Copa do Mundo. O Serviço Especializado em Abordagem Social funcionará todos os dias, de 8h às 14h, para atender a qualquer demanda relacionada à população de rua. As equipes que atuam nas regionais Oeste, Centro-Sul e Leste serão reforçadas nos dias de jogos na capital e em dias de partidas do Brasil. Especialmente nos dias de eventos no Fifa Fan Fest, no Expominas, a equipe da Regional Oeste também terá reforço especial.

As ações são parte da Agenda de Convergência Proteção da População em Situação de Rua Copa do Mundo 2014 apresentada nesta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais (SMPS), com a presença de representantes do Ministério Público do Estado e da Polícia Militar.

Durante o Mundial, haverá também um plantão de apoio e retaguarda para o serviço de abordagem, para situações mais complexas e eventuais ocorrências de violação de direitos ou violência. O plantão ficará disponível para informações, orientações e resolução de problemas por telefone, no horário de 12h às 24h, com o acesso direto a agentes públicos estratégicos das áreas da Saúde, Assistência Social, Políticas Sociais, Segurança Pública e Defesa de Direitos.

Além dos plantões, os Centros de Referência da População em Situação de Rua (Barro Preto e Floresta) funcionarão em horário especial e com programação diferenciada, durante todo o período da Copa, inclusive com transmissão dos jogos e atividades recreativas. As unidades de Acolhimento Institucional (abrigos, albergue e repúblicas) também terão horários flexibilizados.



Entre 27 de maio e 5 de junho, período que antecede o Mundial, a PBH está promovendo um campeonato de futebol entre frequentadores de abrigos e centros de referência, um trabalho para levantar a auto-estima dos moradores, conforme informou a secretaria.

Segundo a prefeitura, a programação especial é para a assegurar a proteção dos direitos da população em situação de rua, preconizada pela Polícia Nacional para População em Situação de Rua (Decreto Federal nº 7053/2009), o Decreto Municipal nº 14.146/2010 e ainda a Instrução Normativa Conjunta Nº 001, de 02 de dezembro de 2013. A instrução disciplina “a atuação dos agentes públicos (policiais, guardas municipais e fiscais) junto à população em situação de rua”. Nela está definida que a PBH pode apreender materiais não essenciais a essas pessoas, quando os objetos estiverem obstruindo as vias públicas.

Nesta sexta-feira, cerca de 100 agentes públicos vão se reunir para acertar as ações da Agenda de Convergência, pautadas na Instrução Normativa 001/2013. Serão discutidas atividades dos Grupos de Trabalho nas nove regionais da cidade para aprimorar a metodologia de funcionamento desses e das ações de gestão do espaço público que envolvem a presença da população em situação de rua, especialmente no contexto da Copa 2014.

Ações de rotina

Nesta quinta-feira, pelo menos duas regionais fizeram ações de rotina, baseadas na instrução normativa. Equipes da PBH, com apoio da PM, recolheram materiais que estavam obstruindo ruas ou calçadas ns regiões Centro-Sul e Leste. Nesta última, em especial, a ação ocorreu no Bairro Boa Vista.

.