Jornal Estado de Minas

Após quase um mês, trabalhadores de Betim decidem voltar ao trabalho

Sindicato Único dos Trabalhadores de Saúde de Betim informou que ainda aguarda análise dos pedidos por parte da prefeitura

Os servidores da saúde de Betim, Região Metropolitana, decidiram voltar aos trabalhos na próxima segunda-feira (2).

Desde o mês passado a categoria reivindica reajuste salarial e melhorias no plano de carreira e desde então organiza paralisações dos serviços.

De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores de Saúde de Minas Gerais (Sind-Ute) após reunião realizada com a Secretaria Municipal de Saúde, ficou decidido que os trabalhadores retomem as atividades normais até que a prefeitura se manifeste em um prazo de 60 dias. “Deixamos três tópicos para que sejam analisados, entre eles, o reenquadramento dos salários, mas se as reivindicações não forem atendidas retornaremos com a greve”, disse Leonildo Ferreira Lopes, diretor do Sind-Ute Betim.

Porém, a prefeitura do município informou em nota que os servidores da pasta que estavam em greve retomaram as atividades nesta sexta-feira e que três pautas foram discutidas durante a reunião: revisão e ampliação da gratificação dada aos servidores da urgência e emergência; ampliação da gratificação para os profissionais que trabalham em unidades de saúde de difícil fixação e o reenquadramento dos cargos da secretaria.

A secretaria também se reuniu com representantes do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), nessa quinta-feira (29). Uma comissão foi formada para estudar a pauta de reivindicações da categoria e uma nova reunião deve ocorrer ainda na próxima semana. A secretaria ressalta que, devido às negociações, não haverá paralisação de médicos.

.