Jornal Estado de Minas

Gorila Imbi do Zoo de BH também está grávida

As duas gorilas estão com aproximadamente cinco meses de gestação e convivem juntas com o macho Leon

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri

Imagem de fevereiro deste ano quando a gravidez de Lou Lou foi confirmada. O macho Leon e as duas fêmeas - Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press

O Zoológico de Belo Horizonte terá mais um filhote de gorila. Depois da confirmação da gravidez de Lou Lou em fevereiro deste ano, agora a Fundação de Parques informou que Imbi também espera um filhotinho. As duas convivem com o macho Leon, ele veio para a capital mineira para ficar no lugar de Idi Amin, a estrela do Zôo que morreu em 2012. De acordo com a assessoria de imprensa da fundação, as duas gorilas estão com aproximadamente cinco meses de gestação.

A orientação é que as gestações transcorram naturalmente. Por esse motivo, somente no parto se saberá o sexo dos filhotes, que ficarão inicialmente no zôo. Imbi vive em BH desde 2011. Leon e Lou Lou chegaram em 2013.

O macho, de 15 anos, 180 quilos e costas prateadas (característica dos machos dominantes), nasceu em Israel e veio do zoo Loro Parque, em Tenerife (Espanha). Desde que chegou ele vem cruzando com as duas fêmeas.

Os gorilas são os maiores primatas do mundo. A espécie Gorilla gorilla gorilla é nativa de florestas da região centro-oeste da África e ocorre, sobretudo, no Norte do Congo. Vivem em grupos de cinco a 30 indivíduos. Cada grupo, com fêmeas e seus filhotes, é liderado por um macho dominante, conhecido como silverback (costas cinza-prateadas). É incorreto chamar um gorila de macaco. Macacos são primatas com cauda. Os gorilas não gostam de nadar, têm hábitos diurnos e são essencialmente herbívoros.

(Com informações de Flávia Ayer)

.