Já estão operando em Belo Horizonte quatro novos radares que detectam avanço de semáforo e invasão da faixa exclusiva para ônibus. Conforme a BHTrans, a capital mineira conta, agora, com 48 equipamentos de avanço de sinal. Faixas foram instaladas nos locais para informar aos motoristas o início da fiscalização, que começou na segunda-feira.
Os radares de avanço de sinal estão no cruzamento da Rua São Paulo com a Avenida Augusto de Lima, sentido Praça Sete, Centro de BH, e na Avenida Afonso Pena com a Rua Guajajaras, no sentido Centro/Mangabeiras.
Entre os critérios utilizados pela BHTrans para escolha dos locais dos radares estão o fluxo de pedestres, tipo e quantidade de acidentes com e sem vítimas e o número de acidentes por período.
Já os radares que detectam a invasão de faixa exclusiva estão operando na Estação Ponto, na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, a Via do Mintério, no cruzamento com a Rua Alfredina Amaral, no Bairro Milionário, no Barreiro. Há um equipamento em cada sentido da via.
A empresa de trânsito explica que nesse trecho da avenida, as duas faixas centrais da via, em ambos os sentidos, são exclusivas para os ônibus e é comum flagrar motoristas desobedecendo a sinalização, o que motivou a instalação dos radares.