A menos de dez dias da Copa do Mundo, o coronel Antônio de Carvalho, comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), está se aposentando. A informação sobre o pedido de transferência do militar para a reserva foi confirmada na manhã desta quarta-feira pelo assessor de comunicação da Polícia Militar, tenente-coronel Alberto Luiz Alves. A saída de Carvalho deve ser oficializada em solenidade para troca do cargo.
Em entrevista à rádio Itatiaia, o comandante geral da PM, coronel Márcio Martins Sant'anna, anunciou que o coronel Ricardo Garcia Machado será o substituto. Ele disse que a troca não vai interferir nas operações para a Copa e afirmou que o novo comandante já estava sendo preparado para assumir.
A saída de Carvalho é uma grande perda para corporação no momento em que enfrenta o desafio de trabalhar a segurança na Copa. “Eu diria que ele se preparou muito, a instituição investiu muito nele para que estivesse apoiando as decisões e ações por ocasião da Copa do Mundo. É lamentável, mas temos que respeitar a opinião do policial. Ele deve ter um motivo plausível e justificável. A decisão não é nada que comprometa todo o planejamento adotado, mas causa estranheza. Pode ser uma medida bem pessoal do Carvalho”, afirma o assessor de comunicação.
Para se ter ideia da importância do cargo de comando, o CPE é composto de nove unidades sendo o Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, Batalhão de Polícia de Eventos, Batalhão de Polícia de Guardas, Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM), Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), Batalhão de Missões Especiais, Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente e Batalhão de Polícia Rodoviária.