Os motivos para a aposentadoria do coronel Antônio de Carvalho, comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), a menos de dez dias da Copa do Mundo, ainda não foram esclarecidos. Em coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant'anna, disse que o militar não apresentou as razões para o pedido de transferência para a reserva. O substituto, coronel Ricardo Garcia Machado já foi apresentado.
Segundo Sant'anna, a decisão foi do profissional que já tem tempo suficiente de serviço para se aposentar. Conforme o comandante-geral, quando o coronel Carvalho o procurou para comunicar a saída, já havia protocolado todos documentos necessários para deixar o cargo.
Ainda conforme o comandante-geral, a saída pegou todos de surpresa. O coronel Carvalho era peça fundamental no planejamento estratégico e operacional para segurança na Copa. No início da manhã, o coronel Alberto Luiz Alves, assessor de comunicação da corporação, lamentou a decisão do comandante, que recebeu amplo apoio e treinamento da PM para organizar e comandar as ações para o Mundial.
Para se ter ideia da importância do cargo de comando, o CPE é composto de nove unidades sendo o Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, Batalhão de Polícia de Eventos, Batalhão de Polícia de Guardas, Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM), Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), Batalhão de Missões Especiais, Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente e Batalhão de Polícia Rodoviária..