No próximo sábado, dia 7, começam a funcionar na Avenida Dom Pedro II os caminhos exclusivos para ônibus. Das três faixas, em cada sentido, uma será dedicada ao tráfego de coletivos em toda a extensão de seis quilômetros, entre o Anel Rodoviário e o Complexo da Lagoinha. Com a implantação do BRT/Move nas avenidas Cristiano Machado e Presidente Antônio Carlos, a instalação do novo sistema de transporte no Corredor Pedro II, ficou para trás. As mudanças na avenida tiveram três projetos diferentes desde 2010, quando se abandonou a ideia de construir corredores exclusivos para ônibus articulados, com opção por uma solução paliativa de faixas exclusivas para coletivos simples.
Segundo a BHTrans, as intervenções foram realizadas na avenida com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e priorizar o transporte coletivo. Para garantir a fluidez nas faixas exclusivas será proibido o estacionamento em toda extensão do corredor, de segunda a sexta-feira, de 6h às 20h, e nos sábados, de 6h às 15h. No domingo, o estacionamento será liberado.
Os veículos de passeio, motos e a carga e descarga poderão estacionar nas vias transversais à Avenida Pedro II, onde serão implantadas 517 vagas de estacionamento rotativo, cuja rotatividade irá viabilizar até 2.585 oportunidades de estacionamento por dia. Antes das intervenções, a Avenida Pedro II possuía 450 vagas. O tempo de permanência nas vagas será de duas horas com funcionamento de segunda à sexta-feira de 8h às 18h e sábado de 8h às 13h, exceto feriados. Além dos rotativos, começam a ser demarcadas as faixas exclusivas para ônibus. (Veja abaixo o quadro com os trechos dos rotativos)
Mais novidades
Novos abrigos de ônibus começaram a ser implantados nos pontos de embarque e desembarque na avenida. Será criado o Ponto de Integração São José, na Avenida Tancredo Neves, que fará uma ligação importante com a Pedro II. São oito novos pontos que irão ampliar a rede de transporte coletivo e o atendimento aos passageiros na região Noroeste e Pampulha.
Modelo Av. Amazonas
Belo Horizonte possui faixas preferenciais para o transporte coletivo desde a década de 80, na Avenida Amazonas. Após o ano de 2000 outras vias foram capacitadas com faixas/pistas exclusivas, priorizando os usuários de ônibus, seguindo assim as diretrizes do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte. Conforme a BHTrans, as faixas privilegiam a circulação de ônibus, criando condições de estímulo ao uso desse meio de transporte.