Quem estiver a passeio em BH durante a Copa e resolver dirigir se orientando pelo GPS poderá se perder. O grande número de alterações de tráfego, sobretudo para a implantação dos corredores exclusivos do BRT/Move, já traz dificuldades para taxistas e empresas de locação de veículos. Desde novembro, foram pelo menos 59 alterações de circulação, proibição de trânsito e outras intervenções, que representam uma mudança a cada 3,6 dias, em média, praticamente duas por semana.
Tantas transformações tornaram constante a necessidade de recorrer à internet para baixar as versões mais recentes dos mapas das ruas da cidade, principalmente porque a prefeitura leva mais de dois dias para tornar disponíveis essas informações no seu site (geodadosbh.pbh.gov.br), e uma média de tempo igual é necessária para que as plataformas de GPS deixem as atualizações disponíveis em seus websites.
Só neste mês, foi feito o maior número de intervenções. Foram 33, a maioria na região do corredor da Avenida Dom Pedro II, que só ontem teve sete alterações de tráfego, nas ruas Henrique Gorceix, Dona Virgínia Murta, Alvorada de Minas, Estevão de Oliveira, Lorena, Belo Vale e Domingos Porto, que tiveram trechos de mão dupla transformados em mãos únicas para facilitar os acessos de veículos depois da abertura da faixa de trânsito exclusiva do Move pela Pedro II.
Para o presidente do sindicato dos taxistas, Ricardo Faedda, o poder público demorou para realizar as obras, por isso as alterações acabaram sendo feitas de última hora e ao mesmo tempo. “A confusão de quem está tendo de atualizar os GPS é geral”, considera.
Responsável pela manutenção dos aparelhos numa locadora de veículos do Aeroporto de Confins, Diego Martins conta que as empresas não conseguem dar conta da demanda. “Não sabemos o que fazer mais aqui em Confins. As atualizações são lentas, são muitos aparelhos e com o ritmo acelerado de mudanças a gente não consegue acompanhar”, disse.
De acordo com a Lokamig, os mapas atuais ainda não reconhecem a saída do aeroporto de Confins nem a bifurcação da MG-010/Aeroporto e informa uma rota passando pela MG-424, em Pedro Leopoldo, que é muito mais longa. “Orientamos os motoristas a seguir por placas e não o GPS nesse trecho. No restante o GPS tem atendido satisfatoriamente nossos clientes e nosso departamento de TI tem conseguido mantê-los atualizados”, informou a empresa.
A BHTrans garante que tomou medidas para orientar turistas, como a instalação de 80 placas com indicações de caminhos e atrações. “Todas as alterações feitas são encontradas no site bhtrans.pbh.gov.br/move.