BH ainda vai demorar para receber novos abrigos em pontos de ônibus. A BHTrans adiou o processo de licitação para implantação de 1,3 mil novas coberturas na área central e nos corredores da cidade. Segundo a empresa o adiamento é por causa de impugnações e questionamentos apresentados aos termos do edital. Ainda não há data para reabertura da concorrência.
A licitação prevê a criação, instalação e manutenção desses equipamentos com exploração publicitária pelo concessionário. Com a concessão, a empresa responsável substituirá os atuais abrigos que não apresentam condições adequadas de conservação por outros novos, mais modernos e confortáveis.
Em fevereiro, uma consulta pública específica realizada pela Internet e divulgada no Diário Oficial ampliou a discussão prévia do objeto da concessão, com avaliações e sugestões da comunidade, dos moradores, usuários e as empresas interessadas em participar da licitação, nos termos da legislação vigente.
A concessionária que vencer a licitação será responsável também pela criação e manutenção de marcos de ponto (totens), sem exploração publicitária, em locais onde não se justificar a instalação de abrigos. O prazo de concessão é de 25 anos.