O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, afirmou, nesta segunda-feira, que as forças de segurança do Estado estão preparadas para atuar e garantir a segurança de mineiros e turistas durante a Copa do Mundo. Um efetivo com cerca de 60 mil policiais militares, civis e bombeiros foi convocado para atuar no evento, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). As afirmações foram feitas durante a solenidade oficial de aniversário de 239 anos da Polícia Militar.
Segundo o governador, o aparato policial destinado à cobertura do Mundial não irá comprometer a segurança no restante do Estado. “Teremos milhares de militares dedicados a essa atividade sem nos descuidarmos da ação policial no restante do Estado. Eles estão qualificados e preparados para, certamente, fazer com que tenhamos uma Copa que possamos nos orgulhar, recebendo bem as seleções, os turistas estrangeiros e os brasileiros que para aqui venham assistir a Copa do Mundo”.
Tecnologia
Além do treinamento, policiais civis e militares contarão com recursos tecnológicos para ajudar na segurança à população. A Polícia Militar irá usar imageadores aéreos, plataforma de observação elevada, Centro de Comando e Controle Móvel e robô antibombas. Uma delegacia-móvel montada em um ônibus será usada para reforçar a atuação da Polícia Civil.