A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta segunda-feira que, com a inauguração do Centro de Operações no último domingo, o índice de conclusão das obras para a Copa do Mundo chegou a 96%. Segundo o órgão, a porcentagem é a maior entre todas as cidades que vão sediar o evento.
“Sempre fiz questão de ressaltar que todas as obras, sem nenhuma exceção, seriam e serão benefícios permanentes para os nossos moradores”, afirmou o prefeito Márcio Lacerda.
Dentre as obras concluídas, além do Centro de Operações, estão o BRT/Move da área central, da Cristiano Machado e da Antônio Carlos, a Estação São Gabriel e a Estação Pampulha, o Corredor Pedro II, o Complexo Via 210 e o Boulevard Arrudas. Ainda faltam concluir as obras do Corredor da Pedro I e do Complexo Vilarinho.
Mais de 60% das obras foram financiadas pelo governo federal. A PBH contribuiu com 19% dos recursos, ou mais de 285 milhões de reais.
Centro de Operações da PBH
Inaugurado no último domingo, o Centro de Operações (COP-BH) da prefeitura pretende aprimorar a administração e a segurança do trânsito e da capital, por meio de um controle integrado de videomonitoramento. Órgãos locais, como a BHTrans, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e a Guarda Municipal, irão trabalhar integrados com órgãos estaduais e federais em prol da mobilidade e segurança. O trânsito será monitorado com câmeras de TV, radares, painéis de mensagens e sistemas centralizados de semáforos.
O COP-BH fica na avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, bairro Buritis (ao lado da sede da BHTrans).