Jornal Estado de Minas

No ritmo do Mundial

Expominas deve receber 21 mil torcedores em dias de jogos e terá atrações como Skank

- Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

O Expominas está quase pronto para receber 21 mil torcedores em dias de jogos da Copa do Mundo, em um pavilhão de 16,5 mil metros quadrados, onde acontecerão os eventos do Fifa Fan Fest. As festas, com entrada gratuita, terão 12 horas de duração, com transmissão de jogos em vários telões e shows como o da banda mineira Skank e a dupla Alan & Alex, nesta quinta-feira, quando jogam Brasil e Croácia. De acordo com o secretário municipal extraordinário para a Copa do Mundo, Camillo Fraga, 90% das obras já foram executadas e 400 funcionários são mobilizados para concluir tudo até amanhã.

A escolha do Expominas, na Avenida Amazonas, no Bairro Gameleira, Região Oeste, deve-se à facilidade de acesso, pois, além de estar ligado à Estação Gameleira do metrô, passam 140 linhas de ônibus pela Avenida Amazonas e Via Expressa. Há também estacionamento de veículos com 1,5 mil vagas, a R$ 20 o período. O torcedor que não quiser perder a festa, pode deixar seu carro por lá e embarcar em um ônibus especial do Terminal Copa para o Mineirão, pagando R$ 15 ida e volta. No local, ainda terão dois pontos de táxi.

Haverá apenas uma entrada e uma saída do Expominas, onde a contagem das pessoas será feita eletronicamente para evitar superlotação. Menores de 12 anos somente acompanhados de pais ou responsáveis maiores de 18 anos.

De 12 a 16 anos sozinhos, é exigido documento de identificação. Todo mundo passará por detectores de metal. A entrada de aparelhos eletrônicos é permitida. A segurança particular terá reforço das polícias Militar, Civil e Bombeiros.

O espaço também conta com várias saídas de emergência. Em janeiro, um incêndio destruiu parte do centro de convenções e espaço permanece isolado para restauração. “O sistema de incêndio foi todo remodelado para receber 21 mil pessoas, com laudos aprovados pelo Corpo de Bombeiros que fez um cálculo por metro linear para as saídas de emergência”, disse o secretário Camillo Fraga. O posto médico será no Parque de Exposições da Gameleira, que fica ao lado, com três unidades móveis de resgate com UTI e um helicóptero, além de uma tenda com médicos e enfermeiros.

Logo na entrada do Expominas, os turistas estrangeiros terão embaixadas dos seus países para resolver problemas como perda de documentos e de passaportes. Dentro do pavilhão são cinco telões para transmissão dos jogos, o maior de 89 metros quadrados. Do lado fora, são mais dois telões para quem não conseguir entrar. O Expominas conta com 204 banheiros e terá reforço de outros 150 químicos, totalizando 354.

ALIMENTAÇÃO


Dentro do pavilhão, os torcedores terão vários locais para compra de bebidas (cerveja, refrigerante e água) e degustar o que há de melhor da comida mineira, segundo Fraga.
Na parte de cima haverá uma praça de alimentação com capacidade para 500 pessoas, com restaurantes escolhidos pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O Restaurante Chef Túlio ficará por conta do feijão tropeiro.

Cerca de 300 pessoas estarão trabalhando no Fifa Fan Fest. Serão mais de mil voluntários espalhados pela cidade, como Mineirão, aeroportos e terminal rodoviário. No Expominas, serão 40. O Centro de Imprensa oferece 84 espaços de trabalho com internet de alta qualidade. Os jornalistas poderão se credenciar na hora, bastando apresentar o seu crachá e um documento de identificação. O acesso desses profissionais será pela Rua Craveiro Lopes, paralela à linha do metrô.

.