Jornal Estado de Minas

Belo Horizonte

Comerciantes voltam a fechar trânsito e protestar na Avenida Pedro II

Protesto foi liderado por lojistas da região que estão insatisfeitos com a implantação da faixa exclusiva de ônibus na via

Rafael Passos Guilherme Paranaiba
Manifestantes atearam fogo em pneus, o que interditou o trânsito nos dois sentidos da Avenida Pedro II - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

Manifestantes voltaram a fechar a Avenida Pedro II no Bairro Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira. Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 80 pessoas atearam fogo em pneus, fechando totalmente o trânsito próximo ao Viaduto B do Complexo da Lagoinha que dá acesso ao Centro da capital.

Veja mais fotos do protesto

A manifestação já se dispersou e as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros. Um caminhão da Prefeitura da capital recolheu o material queimado e a liberação da pista ocorreu por volta das 9h40. Conforme a BHTrans, o trânsito ficou lento em toda a extensão da Avenida Pedro II e  prejudicou também o fluxo nas avenidas Nossa Senhora de Fátima, Cristiano Machado e José Cândido da Silveira.

De acordo com a PM, o protesto foi liderado por lojistas da região insatisfeitos com a implantação da faixa exclusiva de ônibus na avenida. Desde o último sábado, veículos estão impedidos de parar na avenida, dificultando o acesso ao comércio nos dias úteis. A PM acompanhou a movimentação.

Lojistas protestam contra a implantação da faixa exclusiva de ônibus na Pedro II - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PressNessa segunda-feira,  comerciantes bloquearam a via por mais de uma hora. Eles se reuniram na altura do número 4.800, Bairro Jardim Montanhês, Noroeste da capital, e interditaram a pista com pneus no sentido bairro/Centro.

No sábado, primeiro dia de operação da mudança de trânsito, muitos motoristas ignoraram a faixa contínua pintada no chão delimitando o tráfego de coletivos. Está proibido o estacionamento em toda extensão do corredor, de segunda à sexta-feira, de 6h às 20h, e nos sábados, de 6h às 15h.
No domingo, o estacionamento será liberado. Os veículos de passeio, motos e a carga e descarga poderão parar nas vias transversais à Avenida Pedro II, onde foram implantadas 517 vagas de estacionamento rotativo.

Com informações de Luana Cruz.