Belo Horizonte sai na frente com a conclusão de 96% das obras da Copa do Mundo, que começa amanhã. Com o Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COPBH), inaugurado domingo, o índice do cumprimento da “matriz de responsabilidades” é o maior entre as 12 cidades-sede do Mundial. Durante o discurso na entrega do serviço, o prefeito Marcio Lacerda destacou a importância das intervenções urbanas para a população. “Sempre fiz questão de ressaltar que todas as obras, sem exceção, seriam e serão benefícios permanentes para os nossos moradores”, afirmou o prefeito.
Na relação de obras concluídas, estão, além do Centro de Operações, na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, no Bairro Buritis (ao lado da sede da BHTrans), o BRT/Move na área central, avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos, estações São Gabriel e Pampulha, corredores das avenidas Pedro I e Pedro II, Via 210 e Vilarinho e Bulevar Arrudas.
Centro estratégico de tomada de decisão, o COPBH tem alta tecnologia, segurança e acessibilidade e promove a integração de diversos serviços da prefeitura – a exemplo da BHTrans, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e Guarda Municipal –com órgãos estaduais e federais. A prefeitura informou que o empreendimento vai aprimorar a administração e segurança do trânsito, mobilidade urbana e da segurança da cidade, por meio de um modelo de controle integrado de videomonitoramento.
O trânsito será monitorado com uso câmeras de TV, radares, paineis de mensagens e sistemas centralizados de semáforos, os quais aperfeiçoarão o gerenciamento e trazendo melhorias à mobilidade e a segurança. Para o prefeito, a inauguração é significativa não só pelo simbolismo, mas principalmente pelos benefícios práticos que o novo centro trará para a vida da população. “Nesse espaço, temos a representação da intersetorialidade e trabalho coletivo, com diversos órgãos atuando de forma integrada para assegurar o bom funcionamento da cidade e o bem-estar e segurança dos nossos cidadãos”, disse.
CONTROLE O COPBH dará suporte operacional para a manutenção da sinalização e controle de agentes e equipamentos, remoção de veículos, atendimento de ocorrências e também nas operações feitas pela unidade integrada de trânsito, formada pela BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal.
Por meio do sistema de videomonitoramento integrado, montado sobre um painel de 60 metros quadrados, o COPBH vai monitorar cerca de 1 mil câmeras distribuídas estrategicamente pela cidade e nos seus principais corredores de tráfego, como as avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Amazonas, Carlos Luz, Pedro II, Raja Gabaglia, Contorno e Afonso Pena.
CIDADE EM TRANSFORMAÇÃO
As obras prontas e as que estão em andamento em BH
CONCLUÍDAS
Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte
Centro estratégico de tomada de decisão, com alta tecnologia, segurança e acessibilidade
BRT/Move Área Central
Ponto de partida e chegada para quem se dirige aos corredores Antônio Carlos e Cristiano Machado
BRT/Move Corredor Cristiano Machado
Importante eixo de ligação entre o Centro e as regiões Leste, Nordeste e Norte
BRT/Move Corredor Antônio Carlos
Principal corredor de acesso ao Mineirão e ao Vetor Norte de BH
Corredor Pedro II
Avenida recebeu obras de adequação viária, como faixas exclusivas para ônibus
Complexo Via 210
Interligação viária conecta a Via do Minério e Avenida Tereza Cristina
Bulevar Arrudas
Compreende implantação de melhorias nas condições de mobilidade na capital
EM FASE FINAL DE CONCLUSÃO
Estação São Gabriel
Integra o BRT/Move Cristiano Machado
Estação Pampulha
Integra o BRT/Move Antônio Carlos
Corredor Pedro I
Integra o BRT/Move Pampulha e recebeu pistas exclusivas para o BRT/Move
Complexo Vilarinho (Estações Venda Nova e Vilarinho)
Compreende estações Venda Nova, em operação com o BHBus, e Vilarinho, e integram o Corredor Antônio Carlos