A linha 5106 (Bandeirantes/BH Shopping) irá operar com veículos do tipo padron, com ar condicionado, parando nas Estações de Transferência da Avenida Antônio Carlos, onde poderão ser feitas conexões com as demais linhas que operam. Ao chegar no Centro, a 5106 seguirá rumo à Praça da Liberdade, Avenidas Cristóvão Colombo e Nossa Senhora do Carmo, retornando no Bairro Belvedere.
Já a nova linha radial convencional 3030 vai ligar os bairros Pilar e Olhos D'Água ao Centro. Ela será integrada com a nova linha 5106, permitindo ao usuário que utilizar as duas linhas com o cartão BHBus, no intervalo de 90 minutos, pague apenas uma passagem. A linha 3030 oferecerá um novo trecho de atendimento com itinerário pelas avenidas Professor Morais e Afonso Pena.
Venda Nova
A linha trocal 61 (Estação Venda Nova/Centro – Direta) também será integrada ao BRT/Move nesta nova etapa. Ela passa a operar na Avenida Vilarinho e nas pistas exclusivas das Avenidas Pedro I e Antônio Carlos. Além disso, os veículos serão trocados por ônibus articulados, modernos e com ar condicionado. Na área central, os embarques e desembarques irão ocorrer nas Estações Carijós (Avenida Paraná) e São Paulo (Avenida Santos Dumont).
Aos domingos e feriados, a linha 61 irá trafegar como paradora passando pelos pontos de embarque e desembarque da Rua Padre Pedro Pinto e da Avenida Pedro I, e pelas Estações de Transferência da Avenida Antônio Carlos, além das Estações Carijós e São Paulo (na Paraná e na Santos Dumont, respectivamente).
Regiões Norte e Noroeste
Outra linha que será substituída nesta nova fase é a atual 2402A (São Bernardo/Nossa Senhora da Glória). O trajeto entre a Estação Pampulha e a Estação Ponto São José será atendido, a partir de sexta, pela linha troncal MOVE 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José), que liga as Avenidas Antônio Carlos e Dom Pedro II, e começou a circular na semana passada.
Aos domingos, feriados e no horário noturno (entre 0h e 4h), a linha 5550 operará na Área Central, nas Estações de Transferência Carijós (Avenida Paraná) e Rio de Janeiro (Avenida Santos Dumont). No horário noturno, a 5550 irá parar nos pontos laterais da Avenida Antonio Carlos.
No bairro São Bernardo, os usuários serão atendidos pela nova alimentadora 712 (Estação Pampulha/São Bernardo). No outro extremo da linha, a ligação dos bairros Pindorama e Nossa Senhora da Gloria com a Estação Ponto São José será feita pela nova linha alimentadora 406 (Estação São José/Pindorama via Nossa Senhora da Glória).
Na região Noroeste também será criada uma nova linha radial, a 4037 (Nossa Senhora da Glória/Centro), que terá a função de ligar o bairro e o Centro. A linha 4037 será integrada à 5550, o que permitirá ao usuário do cartão Bhbus utilizar as duas linhas, no intervalo de até 90 minutos, pagando apenas uma passagem.
Tráfego reduzido
Segundo a BHTrans, com as novas medidas, o tráfego de ônibus na pista mista da Avenida Antônio Carlos será reduzido. No trecho entre o Anel Rodoviário e o Centro, por exemplo, a redução passará de 162 para 140 ônibus no horário de pico da manhã, no sentido Centro. A redução acumulada neste trecho chega a 60% do volume de ônibus que circulava na pista mista antes do início da operação. A estimativa é que mais cerca de 22 mil usuários sejam atendidos por dia..