A Avenida Pedro I dá lugar ao Move a partir de amanhã. Mesmo em obras, a via marca o início de operação dos articulados partindo de Venda Nova até o Centro. A linha 61, que já faz esse trajeto, vai integrar agora ao sistema do BRT – será direta e passará a operar na Avenida Vilarinho e nas pistas exclusivas das avenidas Pedro I e Antônio Carlos. Aos domingos e feriados, a linha 61 vai funcionar como paradora, passando pelos pontos de embarque e desembarque da Rua Padre Pedro Pinto e da Avenida Pedro I, e pelas estações de transferência da Avenida Antônio Carlos, além das estações Carijós e São Paulo (na Paraná e na Santos Dumont, respectivamente). A expectativa da BHTrans é atender mais cerca de 22 mil passageiros.
Duas linhas serão alteradas e outras criadas. A 2004 (Bandeirantes/Pilar Olhos D’água) será substituída por duas novas linhas. Entre o Bairro Bandeirantes e o BHShopping, o atendimento será feito pelo ônibus 5106 (Bandeirantes/BHShopping), que vai operar com veículos do tipo padron, com ar condicionado, parando nas estações de transferência da Avenida Antônio Carlos. No Centro, a 5106 seguirá rumo à Praça da Liberdade, avenidas Cristóvão Colombo e Nossa Senhora do Carmo, com retorno no Bairro Belvedere.
Para interligação dos bairros Pilar e Olhos D’água ao Centro, o atendimento será feito pela nova linha radial convencional 3030. Ela será integrada com a 5106 e vai permitir ao passageiro que usar as duas linhas com o cartão BHBus no intervalo de 90 minutos, pagar R$ 2,85 no primeiro coletivo e não pagar nada no segundo. A 3030 também passará pela Rua Professor Morais e Avenida Afonso Pena.
Trajeto
Também será substituída a linha 2402A (São Bernardo/ Nossa Senhora da Glória). O trajeto entre a estação Pampulha e a Ponto São José será atendido pela linha troncal 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José), do Move, que liga as avenidas Antônio Carlos e Dom Pedro II e começou a circular na semana passada. Domingos, feriados e no horário noturno (entre 0h e 4h), o coletivo 5550 vai operar na Área Central, nas estações de transferência Carijós (Avenida Paraná) e Rio de Janeiro (Avenida Santos Dumont). No horário noturno, o ônibus vai parar nos pontos laterais da Antônio Carlos.
No Bairro São Bernardo, os passageiros serão atendidos pela nova alimentadora 712 (Estação Pampulha/São Bernardo). Já a ligação dos bairros Pindorama e Nossa Senhora da Glória com a Estação Ponto São José será feita pela nova linha alimentadora 406 (Estação São José/Pindorama via Nossa Senhora da Glória).
Uma nova linha será criada na Região Noroeste. A 4037 (Nossa Senhora da Glória/Centro) vai ligar o bairro ao Centro e será integrada à 5550. A BHTrans informou que o tráfego na Antônio Carlos será reduzido em 60% com essas alterações. Apenas no trecho entre o Anel Rodoviário e o Centro, passarão 140 ônibus no lugar de dos atuais 162 no horário de pico da manhã.