Não faltaram opções nos bares e restaurantes da capital para os torcedores que rejeitaram o conforto do sofá de casa mesmo em um dia frio e chuvoso. Devidamente enfeitados, com televisões e telões de alta resolução, os estabelecimentos comerciais estavam prontos para a festa do jogo de abertura da Copa do Mundo entre Brasil e Croácia, apesar de nem todos terem conseguido atrair o público esperado.
No Filé, localizado na Avenida Fleming, a mais badalada do Bairro Ouro Preto, na Pampulha, as portas tiveram que ser fechadas a poucos minutos do início da partida, mesmo com consumação mínima de R$ 30 fixada por pessoa. Com lotação máxima, o restaurante recebeu 700 torcedores, que vibraram diante de 11 televisões de 42 polegadas e um super telão. “Atingiu as nossas expectativas”, garantiu o gerente da casa, Gilberto Antônio dos Santos, que já antecipou que todos os jogos do Mundial serão transmitidos no estabelecimento.
Tinha gringo também em Santa Tereza. Os amigos Lucas Dodds, argentino, e Reemt Kastendieck, alemão, assistiram juntos ao jogo num espetinho próximo à praça, um dos pontos mais animados do bairro. “Não fui ao treino da quarta-feira porque estava trabalhando, mas vou torcer demais para a Argentina.
A enfermeira Natália Vargas, de 29 anos, promete apoiar a Seleção em todos os jogos. “Quem é torcedor do Atlético acredita em tudo. Minha intenção é assistir a todas as partidas no bar. Hoje (ontem) vim com minha mãe, prima e um amigo”, afirmou. No primeiro gol da seleção ela não se conteve e pulou, abraçou a prima Daniela Vargas e mostrou que sempre manteve a esperança de uma reação. “Nunca perdia a animação com a Copa”, garante.
PÓS-JOGO
Quem quis esticar as comemorações da primeira vitória brasileira no Mundial encontrou boa programação na Praça JK, no Bairro Mangabeiras. Um telão transmitiu a partida e depois foi a vez da banda Alcova Libertina entrar no palco e animar os torcedores, que não se deixaram vencer pela chuva que caiu no final do segundo tempo.
Segundo estimativas da Polícia Militar, durante a transmissão do jogo cerca de 2 mil pessoas se reuniram no local. Com o tempo ruim, 400 ainda permaneciam na praça e dançavam ao som de hits dos anos 80. Os amigos Peter Souza, Marcelo Carvalho, Weverton Schimit e Jean Dias saíram de casa e foram comemorar a vitória no meio da multidão.