O BRT Metropolitano passa por uma nova etapa a partir deste sábado com o início das operações no Terminal Vilarinho, em Belo Horizonte, e da Estação Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na Grande BH. O sistema irá beneficiar 54 mil passageiros de seis cidades, que serão transportadas para a capital mineira e Contagem. Nesta nova fase, 120 ônibus serão retirados da área central de BH e das avenidas Pedro I, Antônio Carlos e Cristiano Machado.
A previsão da Secretaria de Estado de Transportes de Obras Públicas (Setop), é que 24 mil passageiros passem pelo Terminal Vilarinho diariamente com a implantação do sistema. A plataforma vai receber usuários oriundos de Lagoa Santa, São José da Lapa, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Confins.
O terminal contará com 16 linhas alimentadoras e cinco linhas troncais. Duas delas chegarão ao Centro de BH passando pelas avenidas Pedro I e Antônio Carlos, em linhas direta e paradora. Uma linha troncal vai ligar a estação até a área hospital e outras duas irá até a Cidade Industrial em Contagem.
Já a Estação Justinópolis receberá cerca de 30 mil passageiros de Ribeirão das Neves e Vespasiano. A plataforma vai receber 12 linhas alimentadoras e três linhas troncais, que irão levar os passageiros até o Centro de BH e também a área hospitalar.
Segundo o Setop, o sistema metropolitano contará com 3.056 ônibus, distribuídos em 740 linhas. Por mês, os veículos vão percorrer 16,8 milhões de quilômetros, transportando 21,7 milhões de pessoas. Ainda de acordo com o DER, são investidos R$ 162 milhões na construção dos terminais Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, Justinópolis, Ibirité, Sarzedo e Bernardo Monteiro. Outros R$ 30 milhões são aplicados nas vias de acesso aos terminais Sarzedo, Ibirité, Morro Alto, São Benedito e Justinópolis.
Nesta nova etapa, serão retirados das ruas 120 ônibus que trafegavam pela área central e nas avenidas Pedro I, Antonio Carlos e Cristiano Machado. Os passageiros serão transportados em 86 ônibus equipados com ar condicionado e GPS.
Nova etapa do BRT/Move
Começou a funcionar nesta sexta-feira o BRT/Move da Avenida Dom Pedro I. A linha 61, que já faz o trajeto de Venda Nova até o Centro, vai integrar o novo sistema. Ela será direta e passará a operar na Avenida Vilarinho e nas pistas exclusivas das avenidas Pedro I e Antônio Carlos. Serão 13 ônibus articulados substituindo 21 convencionais.
De acordo com o gerente operacional da BHTrans, Daniel Marx Couto, será mantida a frequência de 12 viagens, no horário de pico entre 6h e 7h, com intervalos de cinco em cinco minutos. As linhas antigas atendiam a cerca de 7 mil passageiros e a expectativa da BHTrans é ampliar o atendimento.
Aos domingos e feriados, a linha 61 vai funcionar como paradora, passando pelos pontos de embarque e desembarque da Rua Padre Pedro Pinto e da Avenida Pedro I, e pelas estações de transferência da Avenida Antônio Carlos, além das estações Carijós e São Paulo (na Paraná e na Santos Dumont, respectivamente). .