Jornal Estado de Minas

Servidores estaduais da saúde decidem suspender a greve

Categoria, que reivindica reajuste salarial e melhores condições de trabalho, volta ao trabalho neste sábado

João Henrique do Vale
Alguns servidores chegaram a acampar em frente ao Hospital João XXIII durante a greve - Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press

Os servidores da saúde, que estão paralisados há 18 dias, decidiram suspender a greve nesta sexta-feira. A categoria participou de um audiência de conciliação com o governo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e depois se reuniu em assembleia onde decidiram voltar aos trabalhos já neste sábado. Na próxima segunda-feira os trabalhadores vão se reunir com a Secretaria de Saúde para tentar um acordo.

De acordo com o diretor do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), Renato Barros, durante a audiência o governo manteve a posição de apenas negociar caso a categoria encerrasse a greve. “Eles queriam o fim da greve, mas vamos suspender e fazer um novo encontro com o secretario de saúde na próxima segunda-feira”, explicou.

Com a decisão, os trabalhadores já voltam ao serviço neste sábado. “A greve está suspensa em todos os setores como a Funed, Fhemig, na Secretaria Estadual de Saúde. O sistema hospitalar já volta ao normal amanhã”, afirma Barros.


A categoria reivindica revisão do plano de carreira, com menor tempo para promoção por escolaridade,, a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, aumento salarial de 12,5%, melhores condições para o exercício da profissão e isonomia nas gratificações das diferentes carreiras da saúde. .