Jornal Estado de Minas

Esquema especial de transporte coletivo é mantido no jogo de hoje no Mineirão

Bruno Freitas
No sábado, torcida colombiana usou o Move para chegar ao Mineirão. Bogotá tem sistema semelhante ao de BH - Foto: Carolina CottaPrincipal obra de mobilidade de BH para a Copa do Mundo, o Move também é a opção mais rápida ao torcedor que optar pelo transporte público para assistir Bélgica x Argélia, às 13h, no Mineirão.No sábado, antes de Colômbia 3 x 0 Grécia, primeiro dos seis jogos da capital, o Estado de Minas levou 1h20 para ir do Centro ao estádio pelo transporte rápido por ônibus (BRT), contra 1h50 do Expresso Copa – serviço que operou com 220 ônibus convencionais especiais, com partidas de cinco pontos de BH (Centro, Savassi, Expominas, Minas Shopping e Confins).
Já o trajeto de carro foi feito em 60 minutos, embora a área de estacionamento em todo o entorno esteja fechada desde a 0h.

A operação do Move até o estádio, segundo a BHTrans, não sofrerá mudanças hoje. Da Av. Antônio Carlos, por onde passam três linhas troncais (50, 51 e 52, além da diametral 5106), o torcedor que optar pelo BRT terá que andar 1,4 quilômetro a pé pela Fan Walk da Av. Abrahão Caram até chegar aos portões da esplanada.

PULSEIRA

A dica para quem for ao Gigante da Pampulha é adquirir a pulseira que dá acesso às estações do BRT antecipadamente, nos quiosques da Região Central. Além de filas, no sábado faltou informação sobre o pagamento da passagem: torcedores estrangeiros que não souberam que a pulseira custa R$ 5,70 mesmo se for usada em um só trecho, tiveram de adquiri-la na volta depois de já terem pago R$ 2,85 na ida.

Outras linhas do serviço regular de transporte coletivo também atendem ao Mineirão. Todas elas estão identificadas com a letra M e um adesivo alusivo ao estádio Mineirão no vidro dianteiro dos ônibus.
Mais informações podem ser encontradas no site da BHTrans: www.bhtrans.pbh.gov.br.

- Foto: TRÊS PERGUNTAS PARA...

. Tiago Lacerda, secretário de estado de Turismo e Esportes (Setes)
Belo Horizonte se saiu bem em Colômbia 3 x 0 Grécia, primeiro dos seis jogos da Copa?
Sim, muito bem. A partida foi eletrizante pela vibração da torcida, que coloriu o estádio, numa festa linda. Vários pontos turísticos da cidade receberam muitos colombianos. O mineiro retribuiu o carinho dos visitantes. Em termos gerais, a operação do jogo foi boa. Alguns ajustes naturais serão feitos no transporte (BHTrans), até por se tratar, agora, de jogo em dia de semana. A operação do estádio também foi satisfatória, e alguns ajustes serão feitos para melhorar o funcionamento das lanchonetes. Os serviços de comunicação (transmissão e funcionamento das redes de celular) funcionaram de forma positiva.

O que é preciso melhorar para Bélgica x Argélia?
Um evento como este é soma do trabalho de várias pessoas. Estou certo de que cada um dos envolvidos fará sua parte da melhor maneira possível a cada jogo.

Qual a impressão dos estrangeiros (sobretudo os colombianos, em maioria no jogo de sábado) sobre a cidade?
Pelo que foi noticiado e verificado no Centro de Mídia do estádio, os colombianos elogiaram, principalmente, a hospitalidade do mineiro. Havia sempre uma palavra de carinho para descrever o tratamento oferecido pelos mineiros a eles.
Isso é muito gratificante. A presença dos colombianos em nossa cidade foi realmente histórica..