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Estado de Minas

Governo abre consulta pública para construção de trem elétrico até Confins

Estado abre consulta pública para construção de monotrilho ligando a estação rodoviária ao aeroporto internacional


postado em 18/06/2014 06:00 / atualizado em 18/06/2014 09:03

Modelo indicado como boa solução para a mobilidade urbana no Vetor Norte de BH vai custar R$ 1 bi(foto: Reprodução)
Modelo indicado como boa solução para a mobilidade urbana no Vetor Norte de BH vai custar R$ 1 bi (foto: Reprodução)


O governo do estado quer ligar, pelo transporte leve sobre trilhos, a rodoviária de Belo Horizonte à Cidade Administrativa e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana. Será lançado hoje Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para que empresários, técnicos e interessados em geral sugiram a melhor alternativa de transporte público. As principais apostas do governo são o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), espécie de trem elétrico de superfície em implantação na capital carioca, ou o monorail, mais conhecido como monotrilho, sistema de trem elevado como está sendo construído em São Paulo. O investimento será detalhado no PMI, mas gira em torno de US$ 1 bilhão.

A consulta pública, que será apresentada hoje às 11h pelo governador Alberto Pinto Coelho na Cidade Administrativa, visa buscar a opção de transporte que ofereça o melhor custo/benefício, tecnologia e solução de engenharia. “O ponto mais importante é porque surge um novo tipo de transporte em BH, muito mais rápido”, ressalta o subsecretário de Investimentos Estratégicos e coordenador da Unidade Central de Parcerias Público-Privadas (PPP) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde.

Capaz de trafegar numa velocidade de até 90 km/h, o transporte leve sobre trilhos terá capacidade maior que o transporte rápido por ônibus (BRT) e menor que o metrô. A previsão é que atenda de 150 mil a 300 mil pessoas por dia, independentemente do modelo adotado. O PMI para a apresentação de propostas ficará aberto por 120 dias e antecede a licitação.

SUGESTÕES Interessados em geral podem apresentar propostas com sugestões de traçados, alternativa de modal, forma de implementação, operação, manutenção, conservação, entre outros detalhes. O subsecretário destaca a importância da abertura da consulta pública. “Ela torna o processo muito mais transparente do que será a melhor opção para o estado”, ressalta Athayde. O PMI do transporte sobre trilhos é um dos projetos estruturadores para o desenvolvimento do Vetor Norte da região metropolitana.

Projetos de mobilidade urbana para esse setor da RMBH que usam trilhos estão em gestação há mais de cinco anos. Por causa disso, as obras de ampliação da LMG-800, continuação da MG-10 no sentido aeroporto, foram executadas para que fosse possível acomodar, no canteiro central,  o transporte sobre trilhos.


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