Dezoito colombianos foram detidos na madrugada desta quarta-feira suspeitos de cometerem dois assaltos em sequência no Centro de Belo Horizonte. Entre eles estão os três que foram detidos na última segunda-feira após um assalto na Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária).
Os policiais chegaram até o grupo depois de uma denúncia por volta das 5h. Um jovem disse ter sido roubado na Avenida Afonso Pena, perto do número 767. A vítima foi agredida e teve celular, relógio e documentos roubados. O rapaz também relatou que o grupo, composto por sete ou 10 pessoas, usava roupas verdes. A PM, então, começou um rastreamento pela área central juntamente com a vítima.
“Antes de encerrar (a ocorrência), foi anunciado um tumulto na Avenida Santos Dumont, esquina com Rua Espírito Santo, onde abordamos um grupo de 16 colombianos e três vítimas. Eles tomaram um aparelho de som, um anel de prata, um cordão de prata.
Segundo ele, os colombianos agem sempre da mesma forma: eles seguram a vítima, enquanto os mais fortes do grupo praticam a agressão. Uma das vítimas do arrastão na Santos Dumont é uma jovem que estava com o namorado. Ela disse aos policiais que um dos suspeitos passou a mão em suas partes íntimas.
Ainda de acordo com o militar, três deles já foram detidos em Belo Horizonte nesta semana. O crime aconteceu na Praça da Rodoviária, quando um casal de colombianos foi agredido e roubado. A confusão aconteceu na Avenida Olegário Maciel. A ocorrência, segundo a polícia, começou com uma briga, pois os suspeitos e as vítimas são de times rivais. Logo depois, um deles usou uma faca para cortar a bolsa da mulher.
O grupo preso hoje foi encaminhado à Polícia Federal (PF) ainda durante a madrugada. Conforme o sargento, apenas um deles tem um boletim de ocorrência de extravio de documentos registrado em São Paulo. Os demais estão com a documentação em dia. O grupo será levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil (Ceflan) 2, na Região Leste da capital. Apenas parte do material levado das vítimas foi recuperado.
Inicialmente, os policiais informaram a detenção de 16 pessoas.