Jornal Estado de Minas

Ataques a de caixas eletrônicos caem 17% nos primeiros quatro meses de 2014

Estado registrou 129 ataques no primeiro quadrimestre contra 156 no mesmo período de 2013

Nos primeiros quatro meses do ano Minas Gerais registrou 129 explosões a caixas eletrônicos, média de um caso por dia.
Na  comparação com o mesmo período de 2013, o número de ataques é menor. Na ocasião, foram registradas 156 ocorrências, o que indica redução de 17% em 2014. Levantamento feito pelo em.com.br indica que pelo menos outros oito ataques a terminais ocorreram nos meses de maio e junho.

Belo Horizonte contabilizou apenas duas ocorrências nos quatro primeiros meses do ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O número é inferior ao registrado no mesmo período de 2013, quando 12 caixas eletrônicos foram destruídos na capital mineira.

Nas cidades que compõem a região metropolitana, a redução foi de 65%, conforme a Seds. No primeiro quadrimestre do ano foram registradas 11 ocorrências contra 31 no mesmo período do ano passado.
Já no interior do Estado, onde se concentra o maior número de casos, foram 127 ocorrências contra 144 no ano passado. A redução foi de aproximadamente 12%.

A Seds atribui a redução ao trabalho conjunto entre as policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Receitas Federal e Estadual, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal e o Exército. Outro ponto destacado são as operações Divisas Seguras, realizadas em conjunto com os Estados de São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso. Nas ações, já foram apreendidos 300 quilos de material explosivo e três bobinas de cordel detonante. .