Nos primeiros quatro meses do ano Minas Gerais registrou 129 explosões a caixas eletrônicos, média de um caso por dia. Na comparação com o mesmo período de 2013, o número de ataques é menor. Na ocasião, foram registradas 156 ocorrências, o que indica redução de 17% em 2014. Levantamento feito pelo em.com.br indica que pelo menos outros oito ataques a terminais ocorreram nos meses de maio e junho.
Nas cidades que compõem a região metropolitana, a redução foi de 65%, conforme a Seds. No primeiro quadrimestre do ano foram registradas 11 ocorrências contra 31 no mesmo período do ano passado. Já no interior do Estado, onde se concentra o maior número de casos, foram 127 ocorrências contra 144 no ano passado. A redução foi de aproximadamente 12%.
A Seds atribui a redução ao trabalho conjunto entre as policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Receitas Federal e Estadual, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal e o Exército. Outro ponto destacado são as operações Divisas Seguras, realizadas em conjunto com os Estados de São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso. Nas ações, já foram apreendidos 300 quilos de material explosivo e três bobinas de cordel detonante.