As empresas interessadas em desenvolver estudos para a elaboração do projeto do Centro Administrativo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) terão 120 dias para apresentar as ideias. A nova sede da PBH será construída no estacionamento externo do Terminal Rodoviário Israel Pinheiro, na Praça Rio Branco, no Centro. Os trabalhos de concessão administrativa deverão contemplar a construção, gerenciamento e manutenção do imóvel. Eles serão baseados no projeto vencedor do Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura, que será divulgado até o dia 17 de julho.
O aviso de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi divulgado em 11 de junho no Diário Oficial do Município (DOM). Pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, individualmente ou em grupo, desde que não detenham vínculo contratual com a Prefeitura, podem apresentar as sugestões. As propostas devem apresentar estudos quanto à viabilidade técnica, econômica e financeira para a construção e operação do Centro Administrativo.
O empreendimento será construído por meio de uma Parceria Público-Privado (PPP) e custará em torno de R$ 450 milhões. A previsão é que as obras terminem em até cinco anos. A expectativa é que 60 unidades administrativas sejam transferidas para o prédio.
A edificação terá 100 mil metros de área construída, em um terreno de 10 mil metros quadrados, e prevê a integração urbanística do Centro Administrativo com o entorno de sua área, com requalificação de parte do Bairro Lagoinha. Haverá interligação e acessos às avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Contorno, Andradas e Nossa Senhora de Fátima.
A escolha do terreno da rodoviária foi realizada depois de um estudo. A prefeitura queria um local onde o transporte de funcionários seria facilitado. O terminal Israel Pinheiro será transformado em uma Estação Integrada Modal. O local, que vai concentrar o sistema rápido por ônibus, o BRT/Move, tem integração com o metrô na Estação Lagoinha, e também vai ser contemplado pela linha 3 do metrô, que vai ligar o Centro à Savassi.