Jornal Estado de Minas

Bandidos armados e encapuzados resgatam detento no Hospital Galba Velloso

O preso estava internado em tratamento, escoltado por dois agentes penitenciários que foram rendidos e agredidos

Luana Cruz
Quatro homens armados e encapuzados invadiram o Hospital Galba Velloso, no Bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, na madrugada desta quinta-feira e resgataram um preso que estava em tratamento e escoltado por dois agentes penitenciários.
Os bandidos ameaçaram funcionários e obrigaram os agentes a se despir antes de fugirem com o detento.

Conforme a Polícia Militar (PM), os criminosos chegaram por volta de 2h54. Eles renderam o porteiro e funcionárias da enfermagem dizendo que estavam em busca do “Mingau”. Este é o apelido do detento Jefferson Ferreira de Faria, 36 anos, que estava internado na unidade. Ele está preso por tráfico de drogas, conforme informou a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Rendidos pelos quatro homens, o agentes foram obrigados a tirar as roupas e entregar a chave da algema para libertar Jefferson. Segundo a PM, os funcionários da segurança ainda foram agredidos com coronhadas na cabeça e precisaram de atendimento no Hospital João XXIII. Bandidos e detento escaparam sem deixar rastros e ainda não foram localizados.
Os homens ainda levaram o celular de uma das funcionárias do Galba Velloso.

Em nota, a Seds informou que o detento estava no hospital desde 14 de junho, quando tentou suicídio no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) da Gameleira e foi encaminhado ao centro de saúde, referência em atendimento psiquiátrico.

A Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI) vai abrir procedimento interno para apurar o fato. Os agentes penitenciários serão ouvidos pela Corregedoria da Seds) e pela inteligência do Sistema Prisional. .