Nos últimos dias, a Praça Diogo de Vasconcellos, conhecida como Praça da Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi o local de encontros de várias turistas estrangeiros, que se juntavam para ver os jogos das seleções de seus países. Nesta segunda-feira o clima foi um pouco diferente. A cor verde e amarela predominou nos quatro quarteirões. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 12 mil pessoas estiveram no local durante o jogo do Brasil contra Camarões. O maior questionamento dos torcedores na Savassi foi a falta de banheiros.
Veja mais imagens da festa na Savassi
No cruzamento entre as ruas Antônio de Albuquerque e Tomé de Souza, apenas seis banheiros atendiam ao público, sendo três femininos e outros três masculinos. Longas filas se formaram no local. Alguns homens não aguentaram a longa espera e urinaram em portas de lojas.
A assistente técnica Luciene Gurgel, de 41 anos, reclamou da longa demora na fila. “Fiquei 20 minutos na fila e perdi os dois últimos gols do Brasil. A estrutura da Fan Fest é muito melhor do que a da Savassi. Lá tem banheiros com poucas filas”, reclamou.
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que 10 banheiros químicos estão fixos no entorno da Praça da Savassi até o fim da Copa do Mundo. Eles estão distribuídos da seguinte forma: Seis na Rua Paraíba com Antônio de Albuquerque, dois na Rua Tomé de Souza com Getúlio Vargas, e dois na Alagoas com Antônio de Albuquerque. Outros 52 banheiros foram fornecidos pela produtora da Savassi Cultural, evento que acontece no local.
Os bares e restaurantes começaram a encher logo no início da tarde. Vários adultos e crianças vestidos com a camisa da seleção brasileira lotaram os quarteirões das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo. O clima foi de paz e festa. Por diversas vezes, a torcida entoou cânticos para empurrar os jogadores canarinhos.
O policiamento foi reforçado na região para acompanhar as comemorações. Aproximadamente 350 militares fazem o patrulhamento a pé, enquanto 30 policiais em 10 viaturas do tático móvel patrulham no entorno da Praça da Savassi. Dois pelotões do choque, compostos por 60 homens, estão preparados caso haja incidentes.
Até as 18h50, nenhuma ocorrência grave foi registrada na Savassi, segundo a PM. Apenas dois furtos, de um celular e uma carteira, foram relatados por vítimas.
Assista aos vídeos da movimentação na Savassi