Jornal Estado de Minas

Turista inglês é barrado por viajar sem passaporte na BR-040

O estrangeiro foi autuado pelo crime de 'deixar de apresentar documentação à autoridade quando solicitado' e perderá o jogo entre Inglaterra e Costa Rica, no Mineirão

Luana Cruz
Um turista inglês que viajava de carro com amigos do Rio de Janeiro para Belo Horizonte foi barrado em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas, porque estava sem o passaporte.
Ele viajava com três colegas para assistir a partida entre Inglaterra e Costa Rica, no Mineirão, mas vai perder o jogo.

Segundo a PRF, o grupo seguia em um Fiat Ideia quando foi parado no posto de fiscalização da BR-040. Conforme a polícia, o estrangeiro tem o documento, mas não estava portando porque deixou no Rio, assim acabou retido e encaminhado para a sede da Polícia Federal (PF).

O inglês ficou no posto de unidade de Atendimento Integrado (UAI), em um shopping da cidade, onde funciona o serviço ao estrangeiro, enquanto colegas voltavam ao Rio para buscar o documento. Como o atendimento ocorre apenas em horário comercial, somente agora pela manhã o inglês será ouvido pelo delegado da PF, portanto, perdeu o horário do jogo na capital.

O inglês não se livrou de autuação. Ele foi flagrado pelo crime de “deixar de apresentar documentação à autoridade quando solicitado”, previsto na Lei do Estrangeiro.
De acordo com o delegado Cláudio Dornelas, o turista é obrigado e portar o passaporte para que seja identificado em abordagens ou em algum acidente.

O delegado ainda vai verificar se o inglês tem situação legal para continuar no país ou se está irregular - o que motivará a saída do turista em três dias. .