Na quinta-feira, o governo vai detalhar como será a concorrência para as empresas interessadas na obra. O projeto, segundo detalhou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Carlos do Carmo Andrade Meles, durante audiência pública em fevereiro deste ano, terá um custo de R$ 4 bilhões, sendo R$ 800 milhões do governo do estado, e o restante, R$ 3,2 bilhões da parceria público privada. Do total, R$ 550 milhões serão usados em desapropriações. Segundo o governo, não serão muitas famílias retiradas, pois o empreendimento vai passar por áreas rurais. Porém, no caminho há várias fazendas e propriedades de grande porte.
O Rodoanel Norte deverá integrar os municípios de Leste a Oeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazendo a ligação entre a BR-381 - saída para Vitória -, com a mesma rodovia na saída para São Paulo, cruzando a BR-040- saída Brasília -, além de rodovias estaduais, como a MG-010. Serão interligados os municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.
A via será uma das alternativas para diminuir o trânsito no Anel Rodoviário, que hoje recebe diariamente 140 mil veículos. A expectativa é que ao menos 70 mil carros deixem de circular pela via e passem a trafegar pelo Rodoanel Norte. .