O projeto terá um custo de R$ 4 bilhões, sendo R$ 800 milhões do governo do estado, e o restante, R$ 3,2 bilhões da parceria público privada. Do total, R$ 550 milhões serão usados em desapropriações. Segundo o governo, não serão muitas famílias retiradas, pois o empreendimento vai passar por áreas rurais. Porém, no caminho há várias fazendas e propriedades de grande porte.
O Rodoanel Norte vai ter 66,7 quilômetros e deverá integrar os municípios de Leste a Oeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazendo a ligação entre a BR-381 - saída para Vitória -, com a mesma rodovia na saída para São Paulo, cruzando a BR-040- saída Brasília -, além de rodovias estaduais, como a MG-010. Serão interligados os municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.
O projeto terá curvas e rampas suaves, pontes, viadutos e passarelas, que proporcionam conforto, segurança e economia. Terá pista dupla (com capacidade de expansão para até quatro faixas por sentido), canteiro central de 15 metros, faixa de segurança e acostamento de três metros. Em Betim, serão construídas vias marginais para comportar o tráfego local.
Pedágio
Os motoristas que passarem pelo Rodoanel terão que pagar pedágio. Conforme o governo, a cobrança será proporcional à extensão percorrida por cada veículo. Isso será possível por meio da distribuição de tags eletrônicos para os usuários e a implantação de pórticos com sensores que identificam o ponto de entrada e saída de cada veículo da rodovia. As cobranças serão feitas nas oito alças de saída da estrada, evitando paradas e interferências no tráfego de passagem. Os valores irão variar entre R$ 4,10 e R$ 7,10..