As empresas se interessarem na licitação para a construção do Rodoanel Norte, uma das intervenções que deve aliviar o tráfego no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, terão até 18 de agosto para apresentar a proposta. A vencedora será a que cobrar menor valor mensal de contraprestação a ser paga pelo Estado. Nesta quinta-feira, edital de licitação da obra foi lançado na Cidade Administrativa.
O Rodoanel Norte vai ter 66,7 quilômetros e deverá integrar os municípios de Leste a Oeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazendo a ligação entre a BR-381 - saída para Vitória -, com a mesma rodovia na saída para São Paulo, cruzando a BR-040- saída Brasília -, além de rodovias estaduais, como a MG-010. Serão interligados os municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.
O projeto terá curvas e rampas suaves, pontes, viadutos e passarelas, que proporcionam conforto, segurança e economia. Terá pista dupla (com capacidade de expansão para até quatro faixas por sentido), canteiro central de 15 metros, faixa de segurança e acostamento de três metros. Em Betim, serão construídas vias marginais para comportar o tráfego local.
Pedágio
Os motoristas que passarem pelo Rodoanel terão que pagar pedágio. Conforme o governo, a cobrança será proporcional à extensão percorrida por cada veículo. Isso será possível por meio da distribuição de tags eletrônicos para os usuários e a implantação de pórticos com sensores que identificam o ponto de entrada e saída de cada veículo da rodovia. As cobranças serão feitas nas oito alças de saída da estrada, evitando paradas e interferências no tráfego de passagem. Os valores irão variar entre R$ 4,10 e R$ 7,10.