A proposta de espalhar os torcedores para outros locais foi anunciada ontem pelo secretário Municipal Extraordinário da Copa, Camilo Fraga, durante entrevista para apresentar o balanço da primeira fase da Copa em BH. No jogo entre Costa Rica e Inglaterra, na terça-feira, a Savassi recebeu cerca de 20 mil pessoas, o máximo que o local pode comportar, enquanto a Fan Fest, que tem capacidade para 21 mil pessoas, teve que fechar os portões por causa da superlotação. Esses acontecimentos e a expectativa da chegada de pelo menos 25 mil chilenos a BH, a maioria deles sem ingressos, levaram as autoridades a pensar em alternativas para evitar confusão. “Estamos diversificando a programação para que não haja problemas de superlotação em algum local. Ainda reforçamos a estrutura de alguns pontos, como a Savassi, que vai receber 180 banheiros químicos”, destacou Fraga.
Pelo fato de ser o primeiro jogo do Brasil no torneio às 13h, a abertura do Expominas ocorrerá uma hora mais cedo, às 10h – o funcionamento vai até as 22h. As autoridades municipais querem que pelo menos 15 mil pessoas se desloquem para o Parque das Mangabeiras.
BALANÇO O secretário de Estado de Turismo e Esportes (Setes), Tiago Lacerda, destacou que o Mineirão recebeu 230 mil torcedores nas quatro partidas disputadas na cidade. Cerca de 22 mil turistas de 40 nacionalidades foram atendidos nos postos de recepção turística. Os bares tiveram aumento de 70% no movimento desde o início da competição.