Torcedores chilenos desembarcam em BH com o propósito de passar energia para a Seleção do Chile, que treina na Toca da Raposa 2, na Pampulha. Do lado de fora, eles ensaiam cantos e gritos de incentivo para os jogadores. Fraci Tapia, de 41 anos, levou 42 dias percorrer cerca de quatro mil quilômetros de bicicleta até o Brasil, passando pela Argentina. “Vi muitas paisagens bonitas, sobretudo no Paraná. Chego animado para incentivar nosso time a vencer a Copa”, conta ele.
A Federação Chilena de Futebol estima que cerca de 25 mil torcedores do país podem vir para BH. Apenas 5 mil garantiram ingressos para o jogo de amanhã. Ontem, Francisco Lagos, de 25, sósia do volante Vidal, chamava a atenção na entrada da Toca. Ele fez questão de adotar o corte de cabelo do jogador e de vestir uma camisa da Juventus, clube do craque.
O médico Ignácio Torres, de 27, aproveitou as férias para vir ao Brasil. Está viajando sozinho e chegou a BH ontem pela manhã. À tarde, já estava na Savassi dividindo a mesa com canadenses e norte-americanos que conheceu no hostel onde está hospedado. “O brasileiro recebe as pessoas de braços abertos. Sinto-me privilegiado em participar dessa festa”, afirmou.
As 17h de ontem, uma bandeira do Chile enfeitava a grade do Mineirão. A proeza coube ao marinheiro José Luiz Bizama, de 38, que chegou ao Brasil há 18 dias e reclama do preço dos ingressos. “A Fifa está roubando”, protesta. Mas aprova tudo mais, inclusive as mulheres bonitas. O taxista Maurício Rojas, de 35, viaja com os amigos Maribel Vergara, costureira, e Johnny Carrasco, soldador. “O Mundial no Brasil tem clima agradável, está festivo e bonito. Mas os campeões seremos nós”, afirmou Maurício Rojas.
Caravana Ontem à noite, chegaram os primeiros motorhomes chilenos a BH. A caravana pode somar 800 veículos, incluindo os de menor porte. Hebert Pessoa, chefe do Departamento de Parques das Regiões Noroeste e Pampulha, informa que o Parque Lagoa do Nado oferecerá espaço para 150 veículos. O estacionamento do Parque Ecológico da Pampulha e as instalações do Parque Maria do Socorro, no Carlos Prates, também estão disponíveis, sem custo para os turistas. Outra opção, com diária de R$ 30 por pessoa, é o estacionamento do Mega Space, em Santa Luzia.