A implantação da sinalização definitiva nas estações de transferência ao longo das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado dá pistas de como será a expansão do sistema BRT/Move em Belo Horizonte. A reportagem do Estado de Minas percorreu os corredores e constatou que pelo menos mais duas linhas diametrais, que ligam bairros de regiões diferentes passando pelo Centro, serão integradas e passarão a transitar na pista exclusiva de ônibus. As linhas 5201 (Dona Clara/Buritis) e 8207 (Maria Goretti/Estrela Dalva) vão possibilitar aos moradores do Buritis, na Região Oeste, e de bairros da Avenida Raja Gabaglia, que ficam nas regiões Centro-Sul e Oeste de BH, chegarem às regiões da Pampulha e Venda Nova, além da Estação São Gabriel (Nordeste), pagando apenas uma passagem.
Ao longo da Antônio Carlos, as estações de transferência já trazem na lista de linhas o número 5201, que liga o Buritis (Oeste) ao Dona Clara (Pampulha). Além dela, aparecem também outras duas: 5103 e 5104, que não existem no sistema atual. Elas devem atender aos usuários de duas diametrais previstas para serem excluídas. No caso da 5201, os moradores do Buritis e outros bairros ao longo da Avenida Raja Gabaglia terão acesso a um novo itinerário pagando R$ 2,85.
Um exemplo é sair do Buritis ou do Gutierrez e seguir até a orla da Lagoa da Pampulha, o Mineirão ou a UFMG pagando apenas uma passagem. A linha 5201 vai parar nas estações da Antônio Carlos.
Na Cristiano Machado, as inscrições nas estações de embarque e desembarque já avisam que a 8207 irá migrar da pista mista para a busway e se ligar ao Move. Nesse caso, a conexão entre os bairros Estrela Dalva (Oeste) e Maria Goretti (Nordeste) será feita em um tempo mais curto, além de embarcar e desembarcar passageiros nas estações do Move. Mais uma vez, os beneficiados serão moradores do Buritis e de bairros ao longo da Raja Gabaglia, garantindo a integração com a Estação São Gabriel, onde será construída a nova rodoviária de Belo Horizonte.
Também é possível ver a inscrição de novas linhas, como a 68, 90, a 8451 e a 8551. Em nota, a BHTrans informou que as principais linhas estruturantes do Move já estão em operação. “Outras complementares serão integradas ao sistema ao longo das próximas etapas.” (GP)
.