Jornal Estado de Minas

Lobo-guará é capturado dentro de uma casa em Uberaba

O animal estava dentro de uma casa em construção em condomínio fechado a cidade

Luana Cruz

- Foto: Cláudio Yudi

A Polícia Militar Ambiental de Uberaba, no Triângulo Mineiro capturou na manhã desta quarta-feira um lobo-guará que estava dentro de uma casa em construção em condomínio fechado a cidade. O animal foi visto por moradores, operários da obra e vigilantes que acionaram a PM. O condomínio fica no Bairro Cartafina.

Uma equipe de veterinários deu apoio no resgate, porque foi necessário dopar o animal com tranquilizante para regatá-lo. Segundo o veterinário Cláudio Yudi, o bicho estava calmo e dentro de um banheiro. Ele reagiu ao tiro do dardo que injetou o remédio. Após cinco minutos do tiro, o sedativo fez efeito sendo possível capturar o lobo-guará.

O bicho tem aproximadamente 25 quilos e cerca de 5 anos de idade, conforme avaliaram os veterinários. Ele está magro, mas sem feridas, fraturas ou escoriações graves de pele.

O animal foi encaminhado pela PM para soltura em reserva ambiental próximo a Uberaba, em local autorizado previamente pelo Ibama.

De acordo com Yudi, o lobo-guará é um animal tópico do bioma cerrado. A espécie está em sua situação é "vulnerável" como status de ameaça, devido ao avanço da agropecuária (cana-de-açúcar, principalmente) e pela construção de condomínios fechados na periferia das cidades, que destroem constantemente o habitat natural desse canídeo.

Ainda segundo veterinário, o animal possivelmente estava a procura de alimento, a procura de fêmea no cio ou assustado devido ao trânsito local.

- Foto: Cláudio Yudi

.