Jornal Estado de Minas

Interdição da Avenida Pedro I causa congestionamento em BH e aumenta demanda do metrô

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) aumentou o número de composições para atender os passageiros. O bloqueio também causou longos congestionamentos na capital mineira

João Henrique do Vale
Ônibus da seleção Argentina fica preso em congestionamento na Av. Cristiano Machado - Foto: Mateus Parreiras/EM/D.A.Press

A queda do viaduto na Avenida Pedro I, no Bairro São João Batista, em Belo Horizonte, interrompeu o trânsito na via. Por causa disso, os ônibus que passam pela região tiveram o itinerário alterado. Muitos usuários optaram em pegar o metrô para chegar em suas casas nesta quinta-feira. A demanda foi tanta que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) aumentou o número de composições. O bloqueio também causou longos congestionamentos na capital mineira.

No final da tarde desta quinta-feira, as estações do metrô ficaram lotadas. Nos alto-falantes, funcionários anunciavam o aumento do número de passageiros por causa do desabamento. Conforme a CBTU, o horário de pico foi estendido.
Neste período, o tempo de espera dos usuários nas plataformas é de quatro a sete minutos. A empresa também informou que teve o aumento no número de composições, mas o número não foi informado.

A Avenida Pedro I foi interditada próxima a Avenida Olímpio Mourão Filho. Por causa disso, os motoristas optaram em pegar outros trajetos. O trânsito na Avenida Cristiano Machado é que mais ficou afetado com o aumento de veículos. O congestionamento no sentido Bairro / Centro começa na Cidade Administrativa. No lado contrário, a situação é complicada no cruzamento com a Avenida Waldomiro Lobo. Muitos carros desrespeitam as sinalizações e fecham a intercessão.

O grande número de carros travou o ônibus que faz o transporte da seleção argentina. O veículo ficou preso por mais de 40 minutos no meio dos automóveis na Avenida Cristiano Machado.

Linhas de ônibus alteradas

As linhas de ônibus diretas que atendem às estações Vilarinho e Venda Nova e que passam pela Avenida Pedro I – que está totalmente interdita - serão desviadas para a Avenida Cristiano Machado. Já os coletivos paradores dois terminais e que trafegam pela Pedro I vão ter o itinerário transferido para as vias internas dos bairros.

Os desvios estão sendo realizados pelas seguintes vias:

Sentido Centro/ Bairro

Barragem da Pampulha, Avenida Portugal, 13º.
Batalhão, Avenida Cristiano Machado, Avenida Waldomiro Lobo, ...
- Viaduto João Samaha, Avenida 12 de Outubro, Avenida João Samaha, Avenida Vilarinho.

Sentido Bairro/ Centro

Avenida Pedro I, Rua Padre Pedro Pinto, Hospital Risoleta Neves, Avenida Cristiano Machado, ...

Transporte Coletivo

As linhas diretas das estações Vilarinho e Venda Nova que passam pela Avenida Pedro I serão desviadas para a Avenida Cristiano Machado.

As linhas paradoras das duas estações que passam pela Avenida Pedro I serão desviadas para vias internas. No sentido Bairro/ Centro, serão desviadas da Avenida Vilarinho até a Avenida Montese, e no sentido Centro/ Bairro, da Avenida Montese até a Avenida Vilarinho.

Veja os desvios
- Foto: Soraia Piva/em.com.br

.