Jornal Estado de Minas

Interdição na Avenida Pedro I por causa de queda de viaduto causa congestionamentos em BH

As situações mais críticas são vistas nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado

João Henrique do Vale Luciane Evans

As longas filas de veículos se estenderam pela rodovia MG-10 - Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press
Motoristas já enfrentam lentidão na manhã desta sexta-feira por causa do fechamento da Avenida Pedro I, interditada por causa do desabamento de um viaduto.

A tragédia matou duas pessoas e deixou outras 22 feridas. Para desviar do bloqueio, muitos carros desviam pelas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado. Nas duas vias o congestionamento é quilométrico.

A situação mais crítica é na avenida Cristiano Machado. O congestionamento no sentido Bairro/Centro já atinge a MG-10. A fila de veículos começa um pouco antes do Túnel da Lagoinha e se estende até chegar na rodovia. Os motoristas têm que andar com velocidade reduzia.
Desde a noite de quinta-feira, a via foi a mais escolhida por condutores que queriam desviar da interdição.

Na MG-10, o congestionamento na altura do Bairro Satélite, no sentido Bairro/Centro, começou logo no início da manhã. Frentistas de um posto de combustível da região informaram que a fila de veículos começou a se formar por volta das 5h. Passageiros de ônibus estão descendo dos veículos, por não aguentarem esperar no trânsito parado.

As passageiras Camila Cançado, de 28 anos, e Michele de Souza, de 30, atendentes de telemarketing, desistiram de ir trabalhar por causa do trânsito. Elas moram perto da cidade administrativa e dizem ter ficado uma hora paradas na MG-10. "Em um percurso que, em dias normais, demoraria 10 minutos , demoramos uma hora. Motorista nos disse que íamos chegar ao centro só as 11h . Resolvemos descer" comentou Camila. Michele disse ainda que há manifestação no Centro, o que vai piorar a volta do trabalho. "Hoje o melhor é nem sair de casa", disse.

A Avenida Antônio Carlos a situação não é diferente. A fila de veículos já inicia na Barragem da Pampulha no sentido Bairro/Centro.
A região fica um pouco depois do local aonde aconteceu a tragédia.

Retenções também são registradas em outras opções de desvios. Muitos veículos tentam passar pela Avenida Vilarinho, Rua Padre Pedro Pinto, e Rua Doutor Álvares Camargo.

Vale lembrar que a Avenida Pedro I é um dos acessos para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana Belo Horizonte. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) recomenda que os passageiros que têm viagens marcadas devem sair mais cedo de casa. Agora, o principal trajeto é a Avenida Cristiano Machado, que deve ter trânsito carregado durante todo o dia.

A entrada para a Avenida Pedro I foi fechada no encontro com a MG-10 - Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press

 

Linhas de ônibus alteradas

As linhas de ônibus diretas que atendem às estações Vilarinho e Venda Nova e que passam pela Avenida Pedro I serão desviadas para a Avenida Cristiano Machado. Já os coletivos paradores dois terminais e que trafegam pela Pedro I vão ter o itinerário transferido para as vias internas dos bairros.

Os desvios estão sendo realizados pelas seguintes vias:

Sentido Centro/ Bairro

Barragem da Pampulha, Avenida Portugal, 13º. Batalhão, Avenida Cristiano Machado, Avenida Waldomiro Lobo, ...
- Viaduto João Samaha, Avenida 12 de Outubro, Avenida João Samaha, Avenida Vilarinho.

Sentido Bairro/ Centro

Avenida Pedro I, Rua Padre Pedro Pinto, Hospital Risoleta Neves, Avenida Cristiano Machado, ...

Transporte Coletivo

As linhas diretas das estações Vilarinho e Venda Nova que passam pela Avenida Pedro I serão desviadas para a Avenida Cristiano Machado.

As linhas paradoras das duas estações que passam pela Avenida Pedro I serão desviadas para vias internas.

No sentido Bairro/ Centro, serão desviadas da Avenida Vilarinho até a Avenida Montese, e no sentido Centro/ Bairro, da Avenida Montese até a Avenida Vilarinho.

- Foto: Soraia Piva/em.com.br

.