Jornal Estado de Minas

Desabamento causa deslocamento de 5 centímetros em viaduto vizinho

A queda da estrutura ontem prejudicou o elevado ao lado, mas os engenheiros não temem que esse efeito cause risco de desabamento

Luana Cruz Guilherme Paranaiba

- Foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press

O presidente Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape), Frederico Correia, informou na tarde desta sexta-feira que o viaduto ao lado do que desabou na Avenida Pedro I, em Venda Nova, foi "puxado" e sofreu um deslocamento de cinco centímetros. Mesmo assim, os engenheiros descartam risco de colapso no elevado vizinho.

Veja imagens do desabamento


- Foto: Paulo Filgueiras/EM DA PressJá foram feitos uma vistoria preventiva na estrutura e um escoramento com vigas no elevado que ficou de pé. O Ibape também aconselhou que todos os outros viadutos da avenida sejam reavaliados.

Conforme Correia, o pilar central do viaduto que desabou afundou seis metros. Pelo projeto inicial, essa estrutura deveria estar a sete metros do chão e na vistoria de hoje foi verificado que está a apenas um metro do solo. Técnicos vão avaliar se essa “descida” ocorreu no momento da queda do viaduto, que matou duas pessoas, ou após a retirada de veículo preso debaixo dos escombros.

Peritos estão usando equipamentos de monitoramento de solo para atestar se o chão no entorno do pilar.

O objetivo é confirmar se a construção do pilar está de acordo com o projeto inicial da obra ou se houve problema na execução.
Em paralelo a isso, equipes estão avaliando a melhor forma de retirar os escombros.

- Foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press



- Foto: Soraia Piva

 

.