Os trabalhos de demolição do viaduto Batalha dos Guararapes e remoção do entulho acumulado após o desabamento da estrutura construída sobre a Avenida Pedro I, no Bairro São João Batista, Região de Venda Nova, terminaram às 13h15 desta terça-feira. Toneladas de concreto que bloqueavam todas as pistas da via foram retiradas. Na quarta-feira, técnicos da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e da empresa Cowan, responsável pela obra, vão fazer uma análise do asfalto, que foi danificado. Dependendo do resultado, o recapeamento pode acontecer no mesmo dia. A expectativa é de que o trânsito seja liberado somente na quinta-feira.
A demolição da estrutura do viaduto começou nesta segunda-feira, quatro dias depois da tragédia que matou duas pessoas e feriu outras 23. Os trabalhos duraram pouco mais de 28 horas. Ao todo, três rompedores hidráulicos fizeram a quebra do concreto e para a limpeza da pista foi utilizada uma retroescavadeira.
Nesta terça-feira, segundo dia de demolição, os operários conseguiram retirar um caminhão que estava preso debaixo dos escombros.
O trabalho de 110 homens terminou por volta das 13h15. Todas as pistas da avenida foram limpas, porém, o trânsito vai seguir impedido. O asfalto acabou danificado por causa do desabamento da estrutura e também pela ação das máquinas que fizeram a demolição do elevado. Técnicos da Sudecap e da Cowan vão fazer uma análise do solo na manhã desta quarta-feira. Dependendo do resultado da vistoria, o recapeamento começa no mesmo dia.
Polícia vai fazer sondagem de solo
Os trabalhos de demolição foram acompanhados de perto pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil. Os peritos fizeram registros fotográficos e coleta de materiais durante o processo. Esses dados serão usados para elaborar o laudo final do inquérito que investiga as causas do desabamento. Serão realizados laudos complementares nos próximos dias na área preservada em torno do pilar central. O procedimento será para avaliar a sondagem do solo.